Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã: PCP questiona Governo sobre calendarização da obra da Linha da Beira Baixa

Deputados do PCP anunciaram hoje que pediram esclarecimentos ao Governo sobre a calendarização da obra da Linha da Beira Baixa que, de acordo com a Refer, será retomada. ferroviário que liga aquelas duas cidades.

  • Região
  • Publicado: 2015-03-03 11:13
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Deputados do PCP anunciaram hoje que pediram esclarecimentos ao Governo sobre a calendarização da obra da Linha da Beira Baixa que, de acordo com a Refer, será retomada.

Em pergunta apresentada ao Ministério da Economia, os deputados recordam que foi anunciada a abertura de concurso público para a construção da nova Ponte do Corge, entre a Covilhã e a Guarda, e que foi também afirmado que o concurso público para a construção desta ponte está inserido no plano a realizar até 2019, na Linha da Beira Baixa.

Lembrando que "para o PCP é urgente a modernização da Linha da Beira Baixa, concluindo o troço Covilhã/Guarda, parada sem qualquer justificação válida", os deputados pretendem saber se os anúncios se confirmam e se a conclusão da modernização da Linha da Beira Baixa estará concluída até 2019.

Pedem igualmente para conhecer "o programa de execução" e respetiva "calendarização" da obra.

A Refer - Rede Ferroviária Nacional anunciou na última semana que lançou o concurso público para a construção da nova ponte de Corge (Covilhã), ao quilómetro 168,612 da Linha da Beira Baixa.

"Com o lançamento deste concurso, reinicia-se o processo de modernização do troço Covilhã - Guarda, que se encontra encerrado à exploração ferroviária desde 2009, e vem reforçar a aposta da Refer na otimização do desempenho e fiabilidade da sua infraestrutura", anunciou a empresa em nota enviada à agência Lusa.

No documento, era ainda referido que o preço base do concurso é de 2,5 milhões de euros e que a construção da nova ponte assume "um papel relevante" no projeto de modernização do troço ferroviário que liga aquelas duas cidades.

PUB

PUB

PUB

PUB