Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: PS questiona Governo sobre as competências do Grupo Hospitalar da Beira Interior

A deputada do PS Hortense Martins, eleita por Castelo Branco, apresentou um requerimento na Assembleia da República para saber que competências serão atribuídas ao novo Grupo Hospitalar da Beira Interior, recentemente anunciado pelo ministro da Saúde.

  • Região
  • Publicado: 2015-04-16 11:23
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A deputada do PS Hortense Martins, eleita por Castelo Branco, apresentou um requerimento na Assembleia da República para saber que competências serão atribuídas ao novo Grupo Hospitalar da Beira Interior, recentemente anunciado pelo ministro da Saúde.

"Que competências serão atribuídas ao novo Grupo Hospitalar [da Beira Interior], qual o modelo de gestão que será adotado para essa nova unidade, quais os planos para o futuro Hospital do Fundão?", questiona a deputada socialista no documento enviado hoje à agência Lusa.

A apresentação do requerimento ocorre dias depois de o ministro da Saúde, Paulo Macedo, ter anunciado que a criação do Grupo Hospitalar da Beira Interior seria uma realidade a breve prazo e ter afirmado que a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) já tinha realizado um estudo com vista à criação desta nova estrutura.

"Estranhamos que o processo se encontre já em fase tão adiantada e tenha merecido divulgação pública sem que os autarcas, pelo menos a sua grande maioria, tenham sido envolvidos" lê-se no documento.

Segundo Hortense Martins, todo este processo tem decorrido sem que a grande maioria dos autarcas dos concelhos da região fossem envolvidos no processo e sem que sejam conhecidas as alterações realizadas nas unidades de saúde existentes, nomeadamente no Centro Hospitalar da Cova da Beira.

Argumenta ainda que "não se refere a Unidade Local de Saúde (ULS) da Covilhã, anunciando-se, desde logo, a constituição do referido grupo hospitalar e mantendo o Governo total silêncio sobre a questão das competências que ficarão atribuídas a cada unidade já existente".

A deputada quer também saber se serão as atuais estruturas integradas na nova entidade e se irá haver, ou não, transferência de valências e de profissionais de saúde entre as diversas unidades e com que critérios.

"E quanto à ULS da Covilhã, será uma realidade? Quando e composta por que unidades", questiona Hortense Martins.

Por último, a deputada socialista quer também saber se o Governo pode garantir que com a criação do novo Grupo Hospitalar da Beira Interior os cuidados de saúde prestados numa área tão alargada como a da Beira Interior não serão afetados ou se serão evitadas as deslocações a Coimbra.

"São aumentados os serviços e valências prestadas a esta região, e quais e onde se irão localizar?", pergunta Hortense Martins.

PUB

PUB

PUB

PUB