Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: ULS marcou presença em Encontro Nacional

A Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde em colaboração com a Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos levou a cabo nos dias 13 e 14 de Abril o fórum “Integração de Cuidados de Saúde nas Unidades Locais de Saúde”.

  • Região
  • Publicado: 2015-04-19 08:39
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A Associação Portuguesa de Engenharia e Gestão da Saúde em colaboração com a Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos levou a cabo nos dias 13 e 14 de Abril o fórum “Integração de Cuidados de Saúde nas Unidades Locais de Saúde”.

A iniciativa contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, bem como representantes dos Conselhos de administração das oito ULS existentes e que no seu conjunto são responsáveis pela prestação de cuidados de saúde a mais de um milhão de portugueses.

As ULS são entidades jurídicas constituídas para melhor responder as necessidades de saúde dos cidadãos, apostando numa cultura de proximidade com o utente e uma organização que se diferencia por assumir responsabilidade e controlo nos três níveis de prestação de cuidados (primários, diferenciados e continuados). A ULS de Castelo Branco constituída pelo Hospital Amato Lusitano e os centros de saúde de Penamacor, Idanha a Nova, Castelo Branco, Vila Velha de Rodão, Proença a Nova, Sertã, Vila de Rei e Oleiros, representa o  esforço para fornecer aos utentes da nossa região os adequados cuidados de saúde.

O fórum permitiu a troca de experiências no que diz respeito: a boas práticas em saúde, a modelos de financiamento e de organização  clinica, ao impacto nas comunidades locais dos projetos implementados, o que foi de encontro ao objetivo inicial.

Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, debateram-se assuntos de grande relevância como o envelhecimento da população e o seu impacto nos sistemas de saúde, a gestão da doença crónica e a sua eficácia na diminuição de internamentos, a literacia em saúde e suas consequências e a baixa natalidade nas regiões do interior do país que com programas específicos pode-se inverter este processo.

Com o tema “A comunidade na Maternidade” na mesa redonda “Impactos nas Comunidades Locais” as Enfermeiras do Serviço de Obstetrícia da ULSCB, Carla Sequeira, Magda Marrucho e Maria do Céu Micaelo, demonstraram todo o esforço que actualmente existe na reestruturação, modernização e aproximação do Serviço de Obstetrícia do Hospital Amato Lusitano à comunidade, apresentando os projectos ”Visita à Maternidade” e “Curso de Preparação para o Parto”.

PUB

PUB

PUB

PUB