Idanha-a-Nova: “Confraria do Soventre” de São Miguel de Acha promove encontro anual

No próximo dia 2 de Maio, a “Confraria do Soventre” de S. Miguel de Acha promove mais um evento social composto pelo convívio dos seus confrades e que ocupará todo o dia deste sábado.

  • Região
  • Publicado: 2015-04-24 07:09
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

No próximo dia 2 de Maio, a “Confraria do Soventre” de S. Miguel de Acha promove mais um evento social composto pelo convívio dos seus confrades e que ocupará todo o dia deste sábado.

O programa inicia-se logo de manhã, pelas 9 horas, com partida no largo da Junta de Fregue-sia, com um passeio temático preparado e organizado simpaticamente pela ADEPAC- Associação de Defesa do Património Cultural de S. Miguel de Acha. Este passeio pedestre tem como pretexto e tema “… a Procura de ervas aromáticas e medicinais comestíveis”.

Logo após, decorrerá no Salão Paroquial o habitual “Capítulo” constituído por almoço convívio, em que é rei da ementa, como não podia deixar de ser, “o soventre”, e que se prolongará por todo o dia, no qual participam os atuais confrades e as respetivas famílias, tendo lugar também a cerimónia de entronização dos novos confrades.

A “Confraria do Soventre” é uma associação de cariz gastronómico que tem como objetivo a di-vulgação do prato que em S. Miguel de Acha é conhecido como soventre. De raízes ancestrais, sem que se saiba a origem, esta iguaria é um dos muitos pratos que tem como base os chamados aproveitamentos do porco, confecionado antigamente só quando havia “matações”, o mesmo é dizer que só se podia degustar num curto período de poucos dias de cada ano. Atualmente esse problema não se coloca pois os matadouros conseguem fornecer, diríamos, diariamente, os pro-dutos essenciais para a sua elaboração: o sangue de porco, as miudezas à base de fígado e do chamado “bofe”, também de porco, bem como pelo toucinho da barriga, tudo apaladado com os devidos temperos q.b., em que predomina o cominho, especiaria de todos conhecida e muito comum em pratos à base de porco. (ver reportagem em http://videos.sapo.pt/fVOaiphuERqDadZc3YFK

PUB

PUB

PUB

PUB