Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Comunidade da Beira Baixa equipou 50% dos bombeiros com novos equipamentos

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) já equipou 50% dos bombeiros dos concelhos que a integram com novos equipamentos de combate a incêndios, um investimento total de 145 mil euros, foi esta 3ª-Feira anunciado.

  • Região
  • Publicado: 2015-05-26 12:17
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) já equipou 50% dos bombeiros dos concelhos que a integram com novos equipamentos de combate a incêndios, um investimento total de 145 mil euros, foi esta 3ª-Feira anunciado.

"O nosso objetivo é o de que os bombeiros dos municípios abrangidos pela CIMBB tenham cada vez melhores condições de segurança no combate aos incêndios", refere o presidente da CIMBB, João Paulo Catarino, em comunicado enviado à agência Lusa.

Cinquenta por cento dos efetivos das corporações de bombeiros dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão (que integram a CIMBB) receberam novos equipamentos de combate a incêndios.

“Congratulamo-nos por podermos dar este contributo que, sabemos, não responde ainda à totalidade das necessidades dos efetivos das corporações, mas é um passo que permite hoje melhor proteção no terreno", adianta João Paulo Catarino.

A CIMBB entregou até ao momento 182 pares de botas de combate a incêndios em espaços naturais, 385 fatos de proteção individual compostos por calças e dólmen, 193 pares de luvas, 195 cogulas (capuzes) e 182 capacetes florestais.

Estes equipamentos resultam de uma candidatura ao Programa Operacional de Valorização do Território (POVT), no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), e que contou ainda com a parceria da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e dos municípios da CIMBB, que asseguraram a parte do financiamento não englobada nos fundos comunitários.

João Paulo Catarino considera fundamental este tipo de cooperação entre as diversas entidades e espera que mais seja feito nesse sentido.

"Faz todo o sentido que a administração central delegue competências nas comunidades intermunicipais enquanto órgãos supramunicipais com uma visão mais abrangente do território e das suas necessidades, nomeadamente nesta área", sublinhou.

A entrega dos novos equipamentos iniciou-se em outubro do ano passado e terminou agora com a entrega dos equipamentos aos bombeiros de Oleiros e de Proença-a-Nova.

A diferença nas datas de entrega entre as corporações de bombeiros prende-se com a alteração feita em 2013 na constituição da Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul, que passou a integrar os concelhos de Oleiros e Proença-a-Nova, adotando a atual designação de CIMBB.

Nessa altura, realizou-se um segundo procedimento concursal para abranger estes dois concelhos (Oleiros e Proença-a-Nova), num processo que ficou agora concluído.

PUB

PUB

PUB

PUB