Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-Nova: Bombeiros Voluntários preparados e equipados para a Fase Charlie

Começou no passado dia 1 deste mês , às 00 horas, aquela que é considerada a fase mais crítica e propícia para a ocorrência de incêndios florestais, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, em Portugal.

  • Região
  • Publicado: 2015-07-06 11:34
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Começou no passado dia 1 deste mês , às 00 horas, aquela que é considerada a fase mais crítica e propícia para a ocorrência de incêndios florestais, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, em Portugal.

O Corpo de Bombeiros de Idanha-a-Nova, conta nesta fase com cinco Equipas de Combate a Incêndios (ECIN`s) e uma Equipa Logística de Apoio ao Combate (ELAC), sendo que três ECIN`s e a ELAC encontram-se sediadas, de prevenção, no quartel sede em Idanha-a-Nova e as outras duas ECIN`s, uma está localizada no quartel da secção dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova (BVIN) em Penha Garcia, e a outra na Secção, também destes Bombeiros, em Zebreira.

Em comunicado enviado à redação do Diário Digita Castelo Branco, o Corpo recorda que estas equipas são estruturadas exclusivamente para o combate de incêndios e encontram-se de prevenção 24 horas por dia, de 1 de Julho a 30 de Setembro, data em que termina a fase CHARLIE, sucedendo-lhe a DELTA.

A integração nestas equipas é rotativa e conforme a disponibilidade de todos os 95 Bombeiros Voluntários que compõem o Corpo Ativo dos BVIN e que pretendem fazer parte das mesmas. Este ano, existe, contudo, uma boa diferença: todos os Bombeiros que compõem estas equipas encontram-se equipados com novos fatos de proteção individual, alguns cedidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil e outros doados pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), como já anteriormente se tinha noticiado.

Na passada quarta-feira, dia 1, o início da fase CHARLIE foi assinalado no quartel sede dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova, com uma formatura composta por todos os elementos que integraram as ECIN`s e a ELAC essa semana, com excepção de uma das ECIN`s, que se encontrava em serviço, no combate a um incêndio rural em Espinhal, concelho e distrito da Guarda.

A fase CHARLIE integra assim, em permanência e na totalidade, 27 Homens e Mulheres Bombeiros, ao serviço do concelho de Idanha-a-Nova e de todos os que deles necessitarem, fora das imediações deste Município.

PUB

PUB

PUB

PUB