Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Oleiros e Vila de Rei permanecem em risco máximo de incêndio

Cinco concelhos dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Santarém estão hoje em risco máximo de incêndio e vários outros, sobretudo no interior do país, correm risco elevado, alerta o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

  • Região
  • Publicado: 2015-07-30 08:01
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Cinco concelhos dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Santarém estão hoje em risco máximo de incêndio e vários outros, sobretudo no interior do país, correm risco elevado, alerta o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

Trancoso, na Guarda, Oleiros e Vila de Rei (Castelo Branco), Sardoal e Mação (Santarém) são os concelhos que devem estar de prevenção máxima contra os fogos florestais.

Outros concelhos do interior do país apresentam um risco muito elevado, caso de Portel (Évora), Barrancos (Beja), várias localidades em Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Bragança, Braga, Vila Real, bem como no Algarve (Portimão e Loulé).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis: Reduzido, Moderado, Elevado, Muito Elevado e Máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje, para as regiões Norte e Centro, períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado no litoral, com períodos de chuva, em geral fraca, junto à costa, especialmente até ao meio da manhã.

São esperados aguaceiros nas zonas montanhosas, em especial na região Norte e a partir do final da tarde.

O vento vai soprar fraco, do quadrante oeste durante a tarde, sendo moderado (20 a 30 quilómetros/hora) de noroeste nas terras altas da região Centro até ao início da manhã.

Espera-se neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral.

Na região sul, o céu vai estar pouco nublado, apresentando períodos de muito nublado no litoral oeste.

Existe a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral oeste até ao meio da manhã.

O vento será fraco a moderado predominando de noroeste, soprando moderado (25 a 35 quilómetros/hora) nas terras altas até ao início da manhã.

O IPMA prevê ainda uma pequena descida da temperatura máxima, sendo acentuada no sotavento algarvio.

As temperaturas vão oscilar entre 20 e 28 graus Celsius em Lisboa, entre 18 e 25 no Porto, em Viana do Castelo entre 16 e 25, Bragança entre 17 e 28, em Braga entre 16 e 27, em Vila Real entre 15 e 29, Viseu entre 14 e 28, em Coimbra entre 17 e 27, na Guarda de 14 a 27, em Castelo Branco entre 18 e 33, Portalegre entre 17 e 31, Évora entre 17 e 33, Beja entre 17 e 32, em Faro entre 21 e 27, em Santarém entre 19 e 30, em Leiria 18 e 27, Setúbal entre 19 e 30, no Funchal entre 21 e 27, em Ponta Delgada entre 20 e 27, em Angra do Heroísmo entre 20 e 27 e em Santa Cruz das Flores entre 22 e 27.

A temperatura da água do mar vai variar entre os 17 e 19 graus na costa ocidental e os 21 graus na costa sul.

PUB

PUB

PUB

PUB