Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Vila Velha de Ródão: Herdade da Urgueira recebeu Mesquita Nunes

O Empreendimento de Olivoturismo – Herdade da Urgueira, localizado em Vale de Pousadas na freguesia de Perais, recebeu a visita do Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, esta 5ª-feira, dia 30, uma semana após inauguração.

  • Região
  • Publicado: 2015-07-31 15:49
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Empreendimento de Olivoturismo – Herdade da Urgueira, localizado em Vale de Pousadas na freguesia de Perais, recebeu a visita do Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, esta 5ª-feira, dia 30, uma semana após inauguração.

Numa visita guiada pela herdade, Carlos Lourenço, empresário e sócio do empreendimento, explicou a origem deste projecto bem como qual o objectivo do investimento no concelho de Vila Velha de Ródão referindo que “ A Herdade da Urgueira é uma mais-valia para a região porque acredito que vou conseguir propagar o nome do concelho através deste projeto, trazendo assim mais notoriedade para Vila Velha de Ródão. Quero colocar Vila Velha de Ródão em evidência e a localidade de Perais também. Quero vender o concelho no coletivo, para segurar quem nos visita o mais tempo possível, estabelecendo parcerias.”

Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, durante a passagem pelas várias infra-estruturas do empreendimento, Luís Pereira, presidente da autarquia de Ródão, mencionou a importância deste investimento no concelho salientando “ A família Lourenço concretizou no concelho de Vila Velha de Ródão um conjunto de investimentos na área agrícola e no sector agroalimentar que muito tem contribuído para o desenvolvimento do concelho. A Herdade da Urgueira é um bom exemplo da capacidade de empreendedorismo desta família. Este empreendimento associa-se a um conjunto de infraestruturas de excelente qualidade que o concelho de Ródão dispõe afirmando o concelho como destino turístico”.

Este complexo turístico, cujo investimento rondou os cerca de  1,5 milhões de euros, com capitais próprios da família Lourenço e de três candidaturas ao programa Leader/Proder, gerido pela ADRACES,  tem um tema que, no concelho de Ródão, é ouro, que é o azeite. Trata-se de um conceito inovador em termos turísticos, com o mote a ser o olival turismo, onde a oliveira, o olival e o azeite assumem particular destaque. Neste empreendimento existe uma réplica de um lagar tradicional, para poder mostrar a quem não conhece a arte de se fazer bom azeite.

Este empreendimento turístico tem múltiplas valências e serviços acoplados de forma a proporcionar ao turista várias vertentes de lazer que passam pelo alojamento em ambiente rústico e acolhedor, composto por apartamentos t1, t2 e T3 ( onde são descritas as fases do processo relativo à olivicultura), possui um restaurante com capacidade para acolher grandes eventos com um terraço com vista para albufeira e tem ainda um  ponto de venda de produtos locais, produzidos na exploração e que já conquistaram vários prémios a  nível nacional. A Herdade tem também aliada a si uma reserva turística, com 1123 hectares e duas barragens com concessão para desporto.

No final da visita guiada, o Secretário de Estado do Turismo, mostrou-se bastante agradado com o que tinha observado dizendo que este tipo de empreendimentos são necessários para que a região e o país possam crescer mais, aumentando os postos de trabalho e combatendo a desertificação do interior.

De recordar que a Herdade da Urgueira abriu as portas ao público a 25 de julho e integra agora a oferta turística que o concelho de Ródão detém proporcionando a quem visita esta região momentos de verdadeiro conforto e tranquilidade tendo como beleza natural toda a paisagem envolvente e seus recursos.

PUB

PUB

PUB

PUB