Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-Nova apresenta candidatura a património natural e cultural da UNESCO

O ministro da Cultura mostrou esta sexta-feira em Idanha-a-Nova o seu “orgulho” pelo reconhecimento "mais do que justo" da vila como Cidade da Música da UNESCO, no âmbito da rede de Cidades Criativas.

  • Região
  • Publicado: 2016-02-05 17:31
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O ministro da Cultura mostrou esta sexta-feira em Idanha-a-Nova o seu “orgulho” pelo reconhecimento "mais do que justo" da vila como Cidade da Música da UNESCO, no âmbito da rede de Cidades Criativas.

"Quero transmitir ao povo de Idanha-a-Nova o orgulho por esse reconhecimento mais do que justo", afirmou João Soares, durante a sessão de boas-vindas, no salão nobre dos Paços do Concelho.

João Soares realçou o "trabalho de excelência" feito nos últimos anos pelo município de Idanha-a-Nova na afirmação dos valores culturais do concelho.

"Estou aqui com algum atraso, porque tinha dito ao presidente da Câmara que devia ter estado aqui imediatamente a seguir à consagração de Idanha-a-Nova. É a minha responsabilidade como ministro da Cultura", disse, explicando que nesse dia não pôde estar presente devido a uma reunião do Conselho de Ministros.

Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, na Beira Baixa, foi oficialmente aceite, em dezembro, no grupo de Cidades da Música da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Em causa está uma rede de cidades nesta e noutras áreas artísticas com o objetivo de promover o desenvolvimento social, económico e cultural destas comunidades, tendo por base as indústrias criativas.

Entre as entidades que apoiaram a candidatura de Idanha-a-Nova estiveram o Governo português, a Associação Portuguesa de Educação Musical, o Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual, a Comissão Portuguesa da UNESCO e várias cidades que já têm o título de Cidade da Música, com destaque para Mannheim, na Alemanha, Bolonha, em Itália, Sevilha, em Espanha, e Hamamatsu, no Japão.

O governante realçou ainda o trabalho que a Câmara de Idanha-a-Nova está a desenvolver em todos os níveis de escolaridade, considerando-o "um exemplo" para o país.

Por seu turno, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, pediu ao ministro da Cultura apoio para o lançamento de uma candidatura de Idanha-a-Nova a Património Natural e Cultural da UNESCO.

O autarca recordou o investimento que tem sido feito no concelho na área da cultura, "como forma de desenvolvimento", e sublinhou que o país tem que olhar para o mundo rural como uma "oportunidade".

PUB

PUB

PUB

PUB