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Covilhã recebe curso de comunicação para Autismo e Perturbações

Tendo em conta a importância do tema para as pessoas das regiões da Beira Alta e Beira Baixa vai-se realizar nos dias 14 e 15 de maio o primeiro curso de Picture Exchange Communication System na Covilhã. 

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  • Publicado: 2016-04-29 09:33
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Tendo em conta a importância do tema para as pessoas das regiões da Beira Alta e Beira Baixa vai-se realizar nos dias 14 e 15 de maio o primeiro curso de Picture Exchange Communication System na Covilhã. 

Esta é uma excelente oportunidade para familiares e profissionais que trabalham com crianças, jovens e adultos com competências comunicativas limitadas (Autismo, Trissomia 21, Paralisia Cerebral e Perturbações do Desenvolvimento), adquirirem formação de qualidade numa modalidade comunicativa, com evidência científica, que poderá facilitar a comunicação de muitas pessoas algarvias.

Ao fazê-lo estarão a juntar-se às cerca de 19.000 pessoas que participaram nesta formação durante o ano de 2015, por todo o mundo.

 

O que é o PECS?

O PECS é usado para ensinar rapidamente competências comunicativas a quem tem um discurso funcional limitado.

O PECS é uma ferramenta comunicativa para todas as pessoas que têm limitações ao nível da comunicação – quer para as que não falam de todo, quer para as que conseguem articular algumas palavras mas são pouco compreensíveis ou insuficientes para as necessidades do dia a dia. Pode também ser muito útil para expandir o vocabulário e aumentar a complexidade da construção frásica.

 

Quem pode beneficiar com o PECS?

Apesar de o PECS ter sido desenvolvido inicialmente para crianças com autismo, tem demonstrado sucesso noutras perturbações que apresentam perturbações da comunicação, nomeadamente: Trissomia 21, Paralisia Cerebral, Cri-du-Chat, dispraxia e traumatismos cranianos, entre outras. É adequado para todas as faixas etárias e não se limita a um diagnóstico específico.

 

Como funciona o PECS?

A troca de imagens revela-se uma forma muito simples de aprender a comunicar e é facilmente entendida por todos os interlocutores (pela universalidade do conteúdo das imagens) não exigindo uma audiência treinada.

O treino em PECS começa por ensinar a fazer pedidos espontâneos e progride para o ensino de funções comunicativas adicionais tais como responder a questões e fazer comentários. Prova do benefício adicional para as crianças em idade pré-escolar com Autismo e outras Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) é a elevada proporção que adquire a fala.

A primeira fase consiste na entrega de uma imagem isolada com a função de fazer um pedido, podendo progredir, mais tarde, para estruturas frásicas complexas.

 

Formação em PECS e Destinatários

O treino básico em PECS consiste num workshop de 2 dias, com a duração de 13 horas, e é ministrado, em português, pela diretora clínica da Pyramid em Portugal, Dr.ª Carla Martins. 

Os formandos terão oportunidade de aprender a fundamentação teórica por trás do desenvolvimento do protocolo, visualizar muitos vídeos exemplificativos e praticar em grupo as competências adquiridas com imediato feedback corretivo. `

Os destinatários desta formação são os familiares de pessoas com perturbações da comunicação (com ausência total de discurso oral ou com problemas graves de articulação e utilização funcional da comunicação) e profissionais interessados na temática das mais diversas áreas, nomeadamente: Terapeutas da Fala, Educadores de Infância, Professores de Educação Especial, Professores do ensino regular e Terapeutas Ocupacionais.

No final do workshop os formandos ficarão capazes de implementar o PECS com indivíduos com Autismo e outras PEA e/ou limitadas competências comunicativas.

 

Suporte Científico

O PECS é suportado por mais de 150 publicações científicas, das quais mais de 70 são estudos experimentais e seis são meta-análises (a lista de publicações completas está disponível em http://www.pecsusa.com/research.php).

O UpToDate, fonte mundial de Medicina Baseada, suporta a utilização de PECS no autismo:

“The use of a specific augmentative communication system called PECS, or Picture Exchange Communication System (a system which an individual is taught to use pictures to communicate), is common in clinical practice. It can be helpful in improving communication initiation. Systematic reviews of the effectiveness of PECS have generally found it to be beneficial.” “Parents may be concerned that use of augmentative strategies inhibits the development of communication and language skills, but this is not the case. There is some evidence to suggest that children with ASD may be more stimulated to learn speech if they already have an understanding of symbolic communication”

  Autism spectrum disorder in children and adolescents: Behavioral and educational interventions

Last updated Jul 16, 2015

 

As inscrições podem ser efetuadas online em em  www.pecs-portugal.com (Formação >> Inscrições) ou através do email:  portugal@pecs.com.

 

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