Castelo Branco com risco 'Muito Alto' de exposição à radiação ultravioleta

Quase todas as regiões do país apresentam hoje risco ‘Muito Alto’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

  • Região
  • Publicado: 2016-05-03 07:01
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Quase todas as regiões do país apresentam hoje risco ‘Muito Alto’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

De acordo com o instituto, em risco ‘Muito Alto’ de exposição à radiação UV estão os Distritos de Bragança, Faro, Guarda, Sagres, Viseu, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Funchal (Madeira), Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Vila Real, Santa Cruz das Flores, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

A exceção, segundo o IPMA, vai para o Porto Santo (Madeira) que hoje apresenta risco ‘Alto’.

Para as regiões com níveis 'Muito Alto', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 02, em que o UV é 'Baixo', 03 a 05 ('Moderado'), 06 a 07 ('Alto'), 08 a 10 ('Muito Alto') e superior a 11 ('Extremo').

Quanto ao estado do tempo para hoje, o instituto prevê no continente céu geralmente limpo, tornando-se nublado por nuvens altas no Algarve a partir do final da tarde, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte nas terras altas, e rodando temporariamente para norte no litoral a norte do Cabo da Roca durante a tarde.

A previsão aponta ainda para pequena subida de temperatura, em especial da máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 15 e 31 graus Celsius, no Porto entre 13 e 27, em Vila Real entre 10 e 25, em Viseu entre 11 e 26, em Bragança entre 07 e 23, na Guarda entre 10 e 22, em Coimbra entre 12 e 29, em Castelo Branco entre 13 e 28, em Santarém entre 12 e 32, em Évora entre 10 e 30, em Beja entre 10 e 31, em Faro entre 16 e 28, no Funchal entre 15 e 22, em Ponta Delgada entre 13 e 19, na Horta entre 14 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 15 e 18.

PUB

PUB

PUB

PUB