Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã: Carlos Pinto diz que está injustamente acusado de difamação

O ex-presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, considerou que está “injustamente” acusado do crime de difamação agravada, pelo qual começou hoje a ser julgado e que alegadamente pôs em causa o bom nome do atual presidente daquele município.

  • Região
  • Publicado: 2016-05-03 14:30
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O ex-presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, considerou que está “injustamente” acusado do crime de difamação agravada, pelo qual começou hoje a ser julgado e que alegadamente pôs em causa o bom nome do atual presidente daquele município.

Em setembro de 2015, o Ministério Público (MP) deduziu acusação, referindo que o crime foi cometido durante a campanha para as eleições autárquicas de 2013, quando o ex-presidente acusou o cabeça de lista do PS - Vítor Pereira - de ter facultado à Câmara de Lisboa o dossiê referente à implementação do Data Center da Portugal Telecom, isto durante um comício de um candidato independente que Carlos Pinto apoiava.

A afirmação de Carlos Pinto, que se refere ao período em que as autarquias disputavam aquela infraestrutura da PT, é citada em discurso direto no despacho de pronúncia: "Ao candidato do PS nestas eleições e ao seu número dois (…) eu não lhes perdoo que tenham saído de junto de mim com esse dossiê e o tenham posto nas mãos do presidente da Câmara de Lisboa, que também estava na corrida para ver se ganhava à Câmara da Covilhã. Não lhes perdoo".

Hoje, no Tribunal da Covilhã, Carlos Pinto sublinhou que a sua intervenção no comício não foi previamente escrita, pelo que não conseguiu confirmar se a mesma foi textualmente dita daquela forma, mas, ainda assim, garantiu, não visava uma pessoa específica.

“Se porventura quisesse alcançar alguém teria dito o nome”, referiu, acrescentando que só por “um exercício de grande imaginação” se pode considerar que pretendeu ofender o nome e a honra de quem quer que fosse.

Segundo explicou, o objetivo era dar a conhecer um “facto relevante” para a comunidade e que se prendia com as informações que o ex-presidente da Câmara da Lisboa (atual primeiro-ministro, António Costa) tinha da candidatura covilhanense.

De acordo com o que referiu, foi o próprio autarca da capital que lhe terá dito que conhecida o dossiê apresentado pela Covilhã, dizendo que lhe tinha sido transmitido pelos “camaradas socialistas” locais.

“Reputei como verdadeiro o que me foi dito”, acrescentou, explicando que só tornou a questão pública porque estava em causa a defesa dos interesses da Covilhã e que não fazê-lo seria “faltar à lealdade” à comunidade.

Destacando que a declaração teve “caráter estritamente político” e que foi proferida em “ambiente de campanha eleitoral”, Carlos Pinto lembrou que a mesma não visava uma figura definida, como considerou que fica demonstrado pelo facto de se ter expressado no plural e sem “personalizar” ou apontar nomes.

Por mais do que uma vez, declarou ter agido de “boa-fé” e com “ausência de vontade em ofender a honra e o bom nome de quem quer que fosse”.

Já Vítor Pereira, atual presidente da Câmara da Covilhã, que se constituiu como assistente neste processo e que também foi ouvido durante a manhã, afirmou que se sentiu - e continua a sentir - “profundamente ofendido”.

O autarca apontou que “o pior que se pode imputar a um cidadão é ser traidor” e salientou que era exatamente essa a acusação que lhe era feita, uma imputação “falsa e caluniosa”.

“No fundo, acusaram-me de estar a dar os planos do castelo”, lamentou.

Durante a manhã de hoje foram ainda ouvidas outras testemunhas, nomeadamente jornalistas que fizeram notícia das declarações em causa.

O julgamento prossegue na tarde de hoje com a audição de mais testemunhas, sendo que o atual primeiro-ministro também está arrolado como testemunha, mas foi solicitado que respondesse às questões por escrito.

PUB

PUB

PUB

PUB