Castelo Branco continua com risco 'Muito Alto' de exposição à radiação ultravioleta

Dezanove regiões do país apresentam hoje risco ‘Muito Alto’ e ‘Alto’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

  • Região
  • Publicado: 2016-05-04 06:58
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Dezanove regiões do país apresentam hoje risco ‘Muito Alto’ e ‘Alto’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

De acordo com o instituto, em risco ‘Muito Alto’ de exposição à radiação UV estão as regiões de Bragança, Braga, Guarda, Penhas Douradas, Porto, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real, enquanto Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Portalegre, Santarém e Santa Cruz das Flores estão com níveis ‘Altos’.

As restantes regiões, segundo o instituto estão com níveis ‘Moderados’ e ‘Baixos’.

Para as regiões com níveis 'Muito Alto', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 02, em que o UV é 'Baixo', 03 a 05 ('Moderado'), 06 a 07 ('Alto'), 08 a 10 ('Muito Alto') e superior a 11 ('Extremo').

Quanto ao estado do tempo para hoje, o instituto prevê no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado até ao final da manhã, chuva fraca ou aguaceiros fracos na região sul, estendendo-se gradualmente às restantes regiões a partir da tarde.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado a forte no Algarve e nas terras altas, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima nas regiões centro e sul.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 16 e 28 graus Celsius, no Porto entre 17 e 28, em Vila Real entre 10 e 26, em Viseu entre 12 e 28, em Bragança entre 08 e 27, na Guarda entre 10 e 22, em Castelo Branco entre 15 e 27, em Coimbra entre 16 e 29, em Santarém entre 13 e 28, em Évora entre 10 e 28, em Beja entre 11 e 28, em Faro entre 20 e 22, no Funchal entre 16 e 21, em Ponta Delgada entre 13 e 20, na Horta entre 14 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 17.

PUB

PUB

PUB

PUB