Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Fundão recebe Festival de Curtas-metragens dedicado ao paranormal

O Fundão recebe entre sexta-feira e domingo a terceira edição do Gardunha Fest. - Festival de curtas-metragens dedicado ao paranormal que, este ano, terá a concurso 34 filmes nacionais e estrangeiros.

  • Região
  • Publicado: 2016-05-24 11:26
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Fundão recebe entre sexta-feira e domingo a terceira edição do Gardunha Fest. - Festival de curtas-metragens dedicado ao paranormal que, este ano, terá a concurso 34 filmes nacionais e estrangeiros.

"Recebemos a inscrição de mais de 100 filmes e selecionámos 34 para exibição a concurso, uma escolha que, todavia, já se revelou muito difícil porque estamos a falar de curtas com muita qualidade", disse hoje à agência Lusa Miguel Geraldes, presidente do Histérico - Associação de Artes, que promove esta iniciativa.

Segundo explicou, cinco enquadram-se na categoria júnior e as restantes na categoria sénior nos géneros de animação (sete), experimental (cinco) e ficção (17), sendo que há filmes oriundos de várias zonas do país, bem como de Espanha, Inglaterra, Suíça Grécia, Alemanha, Estados Unidos e Iraque.

Miguel Geraldes adiantou que entre os filmes haverá por exemplo um sobre extraterrestres, dois sobre 'zombies' e outros sobre bruxedos ou feitiçarias.

Da comédia ao terror, todas as curtas-metragens a concurso apresentam uma abordagem explícita ao tema do paranormal, mote deste festival que se realiza de dois em dois anos neste concelho do distrito de Castelo Branco e que tem como pano de fundo a Serra da Gardunha, muitas vezes associada a lendas, histórias e fenómenos sem explicação.

Aliás, será em plena Serra da Gardunha que decorrerá o primeiro momento do festival: a atuação do grupo de música tradicional "Manta de Ourelos".

De resto, a maioria das iniciativas decorre no auditório da Moagem Cidade do Engenho e das Artes e, além da exibição de filmes, está prevista a realização de um ‘workshop’ de cinema alusivo à figura do extraterrestre no cinema.

Destaque ainda para um ciclo dedicado ao realizador Miguel Gonçalves Mendes, autor de filmes como 'José e Pilar', que estará presente neste festival e onde apresentará alguns trechos do filme que está a realizar atualmente com o nome "O Sentido da Vida".

A mostra de curtas-metragens extra concurso com filmes selecionados pela 'Experimental Film Society' é outro dos momentos previstos para esta edição, que também apresentará o espetáculo de dança contemporânea intitulado "Estranha-se, Entranha-se".

Do programa consta ainda uma caminhada, a realizar no domingo de manhã, até ao 'cosmódromo' da Serra da Gardunha, local onde se diz que já terão aterrado óvnis e de onde se seguirá para a aldeia histórica de Castelo Novo.

O programa completo deste festival pode ser consultado através da página da internet com o endereço http://gardunhafest.blogspot.pt.

PUB

PUB

PUB

PUB