PS de Castelo Branco sauda redução nas portagens e eletrificação da Linha da Beira Baixa

O PS de Castelo Branco saudou hoje as medidas anunciadas pelo Governo que concretizam a redução do preço das portagens na A23 e a esperada conclusão das obras de eletrificação na Linha da Beira Baixa.

  • Região
  • Publicado: 2016-07-25 20:08
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O PS de Castelo Branco saudou hoje as medidas anunciadas pelo Governo que concretizam a redução do preço das portagens na A23 e a esperada conclusão das obras de eletrificação na Linha da Beira Baixa.

"O Governo do Partido Socialista cumpre mais dois compromissos que assumiu com os portugueses e, em particular, com os beirões: o regime de portagens na Autoestrada da Beira Interior (A23) foi revisto, o preço vai ser reduzido e a Linha da Beira Baixa vai ficar integralmente eletrificada", refere em comunicado que a Federação Distrital de Castelo Branco do PS enviou à Lusa.

O Governo anunciou a aplicação, a partir de 01 de agosto, de 15% de desconto a todos os veículos que circulem em algumas autoestradas, sobretudo localizadas no Interior e no Algarve.

"É insuficiente, mas neste momento é o possível, atendendo às circunstâncias económico financeiras do país, e aos trágicos resultados sociais das políticas de austeridade adotadas pelo Governo PSD/CDS", sustentam.

Os socialistas sublinham que a presidente da Federação Distrital, Hortense Martins, e o PS de Castelo Branco "continuarão a bater-se pela redução das portagens da A23".

Para já, prometem acompanhar a avaliação dos impactos da redução agora anunciada e defendem que a revisão do regime de portagens "deverá ter em conta a inexistência de vias alternativas, considerando a isenção para essas situações, e também a realização da justiça devida para com as populações das regiões mais desfavorecidas".

O PS de Castelo Branco recorda que a introdução de portagens na A23 "foi forçada pela maioria PSD/CDS", na negociação do PEC III e do Orçamento do Estado para 2011.

"Nos primeiros meses de mandato do Governo PSD/CDS, liderado por Passos Coelho, começou a cobrança de portagens na A23", e, em 2012, "a mesma maioria de direita, eliminou a discriminação positiva constituída por descontos e isenções parciais, concedidas a particulares e empresas dos concelhos servidos pela A23", afirmam.

Adiantam ainda que nos quatro anos e meio de mandato do Governo de maioria absoluta PSD/CDS sucederam-se anúncios de revisão do regime de portagens, "mas nada foi feito".

Os socialistas explicam que os novos preços das portagens, além da redução de 15% do valor para todas as classes de veículos, tem ainda um desconto adicional para veículos de transporte de mercadorias, nos períodos noturno e fins de semana, em 15% e 30% respetivamente, com um alargamento do período noturno para 12 horas (das 20:00 às 07:59).

"Os anúncios feitos transformaram o dia 20 de julho de 2016 numa data histórica para o distrito de Castelo Branco", concluem.

PUB

PUB

PUB

PUB