Congresso e Encontro de Medicina de Família arrancam amanhã em Castelo Branco

O 20º Congresso Nacional de Medicina Geral e Familiar e o 15º Encontro Nacional de Internos e Jovens Médicos de Família vão decorrer entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2016, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco. 

  • Região
  • Publicado: 2016-09-29 07:24
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O 20º Congresso Nacional de Medicina Geral e Familiar e o 15º Encontro Nacional de Internos e Jovens Médicos de Família vão decorrer entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2016, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco. 

Os dois eventos são organizados pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), que espera receber mais de 700 participantes (a maioria deles médicos de família e internos da especialidade de Medicina Geral e Familiar), para três dias de intenso debate de ideias, troca de experiências profissionais e partilha de conhecimento científico.

Os congressistas vão ter à sua disposição várias dezenas de sessões, workshop, simpósios e cursos, dedicados a temáticas clínicas, mas também a matérias que dizem respeito à evolução do Serviço Nacional de Saúde (SNS), como sejam as perspetivas de desenvolvimento futuro da formação pós-graduada dos médicos de família, ou os avanços e recuos do processo de reforma dos cuidados de saúde primários (CSP). Refira-se, a propósito, que já está confirmada a presença do coordenador nacional da Reforma do SNS para a área dos CSP, Henrique Botelho, na cerimónia de abertura do 20º Congresso Nacional (agendada para as 18h00 do dia 30).

Outros assuntos marcantes destas iniciativas serão as técnicas de incentivo à prática de exercício físico que podem beneficiar os utentes mais sedentários, a Medicina centrada na pessoa, a dependência psicológica no tabagismo, as síndromes geriátricas, os novos desafios do aconselhamento parental, o papel dos profissionais dos CSP na prevenção da violência de género ou a eutanásia, sessão que terá os contributos de José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos.

A conferência de abertura deste Congresso Nacional ficará a cargo de Luís Pisco, vice-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que abordará a avaliação e melhoria da qualidade na prestação de cuidados de saúde.

Já a conferência de encerramento do 20º Congresso Nacional de Medicina Geral e Familiar será proferida por Luís Campos, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Incidirá sobre os desafios para o futuro dos cuidados ao doente crónico.

"Trazer um evento científico desta dimensão e importância para o interior do nosso País foi um privilégio e um desafio! Felizmente, vários colegas abraçaram a organização deste projeto comigo e obtivemos o apoio incondicional da Câmara Municipal de Castelo Branco. Esperamos que sejam três dias de aprendizagem e troca de ideias, mas também de convívio, numa cidade que tanto tem para oferecer a quem a visita", adianta Susete Simões, Presidente do 20º Congresso Nacional de Medicina Geral e Familiar.

Poderá consultar o programa do 20º Congresso Nacional de Medicina Geral e Familiar e do 15º Encontro Nacional de Internos e Jovens Médicos de Família, em detalhe, nosite da APMGF, em www.apmgf.pt.

PUB

PUB

PUB

PUB