Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

PSD de Castelo Branco critica falta de estratégia para o CEI

A Concelhia do Partido Social Democrata (PSD) de Castelo Branco criticou esta 2ª-feira a falta de uma estratégia para o Centro de Empresas Inovadoras (CEI) local e defendeu a criação de um fundo de capital de risco para empreendedores.

  • Região
  • Publicado: 2016-10-24 22:05
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Concelhia do Partido Social Democrata (PSD) de Castelo Branco criticou esta 2ª-feira a falta de uma estratégia para o Centro de Empresas Inovadoras (CEI) local e defendeu a criação de um fundo de capital de risco para empreendedores.

"Há uma falta de estratégia, do nosso ponto de vista, desde logo, na definição de um público-alvo que deve ser trabalhado, sem excluir ninguém", afirmou Carlos Almeida, o presidente da concelhia do PSD de Castelo Branco, na conferência de imprensa a que a Agência Lusa assistiu.

O social-democrata sublinhou a necessidade de uma atitude mais proativa na instituição, que passe por sair do espaço físico e ir ao encontro das pessoas e do público.

"Tem que necessariamente haver uma atitude mais proativa, que passe por sair daquele espaço [CEI], por ir ao encontro das pessoas e de públicos, com o intuito de os sensibilizar, de fazer sessões, entregar materiais, organizar eventos, porque senão corre-se o risco de grande parte das pessoas passar ali, achar o edifício muito bonito, mas não saber qual é a sua missão", frisou.

As criticas e as sugestões do PSD de Castelo Branco surgem depois de uma recente visita ao CEI, na qual foram acompanhados pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Correia, e pelo diretor executivo do CEI, João Borga.

"Pudemos constatar nesta visita que é uma infraestrutura de excelência que a cidade tem e que todos os albicastrenses se podem orgulhar. Em termos de 'hardware' estamos muito bem. A questão tem a ver com o 'software' e até que ponto, de uma forma construtiva, o PSD pode contribuir para a melhoria do equipamento", declarou Carlos Almeida.

O autarca explicou que o CEI é um "excelente instrumento" que pode incentivar e levar à criação de emprego e de empresas e à fixação de pessoas.

Contudo, defendeu a necessidade, não só da definição de um público-alvo e de uma estratégia para o trabalhar, mas também a realização de eventos, sessões dirigidas às escolas e visitas guiadas.

O líder da concelhia social-democrata sublinhou que deve ser feito um trabalho junto dos diversos graus de ensino existentes no concelho de Castelo Branco, desde o ensino básico até ao ensino superior.

O autarca considerou ainda que o CEI, cuja Câmara de Castelo Branco é a instituição fundadora e que tem uma parceria com o Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA), deve estabelecer outras parcerias com entidades de âmbito local, como o Instituto Politécnico local ou a Associação Empresarial da beira Baixa (AEBB).

Carlos Almeida defendeu também a criação de um fundo de capital de risco para empreendedores.

Este fundo, a funcionar mediante candidaturas e que teria uma responsabilidade partilhada, tem como vantagem segundo os social-democratas, aligeirar as candidaturas do ponto de vista burocrático.

"Com isto, o que pretendemos é criar mais emprego, ter mais capacidade de atração e de fixação das pessoas. E o PSD está exatamente embuido deste sentido, de dar maior ambição ao nosso concelho. Nós não queremos apenas limitar-nos a ser o concelho que lidera as estatisticas a nivel distrital (...). Não. A nossa ambição e liderar o interior do país", concluiu.

PUB

PUB

PUB

PUB