Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: BE preocupado com alegada transferência de animais para canil de abate

O Bloco de Esquerda (BE) manifestou  esta 2ª-feira a sua preocupação sobre um alegado protocolo entre a Câmara de Castelo Branco e o canil de Proença-a-Nova para o encaminhamento de animais recolhidos no concelho albicastrense.

  • Região
  • Publicado: 2016-12-05 18:21
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Bloco de Esquerda (BE) manifestou esta 2ª-feira a sua preocupação sobre um alegado protocolo entre a Câmara de Castelo Branco e o canil de Proença-a-Nova para o encaminhamento de animais recolhidos no concelho albicastrense.

"A situação veio a público nas redes sociais, que a Câmara de Castelo Branco, eventualmente, protocolou com o canil intermunicipal de Proença-a-Nova competências de acolhimento e encaminhamento dos animais recolhidos no concelho [de Castelo Branco]", disse Luís Barroso, do Bloco de Esquerda de Castelo Branco.

Luís Barroso explicou que o canil intermunicipal de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo branco, recebe animais de 15 concelhos e procede a abates.

"Como é óbvio, ficámos muito admirados e preocupados com esta situação, porque o BE tem dado a cara pela defesa dos animais e toda esta envolvência no que diz respeito aos animais. A ilação que tiramos é que, se os animais forem transferidos de Castelo Branco para Proença-a-Nova, serão abatidos", frisou.

Segundo o responsável do BE, isto significa um retrocesso e uma interrupção do caminho que foi feito ao longo dos últimos 18 anos em Castelo Branco, ao nível da proteção e preservação da vida dos animais do concelho.

"O que é que defendemos? O BE quer, para já, que o vereador responsável pelo pelouro e o veterinário municipal venham a público esclarecer a situação. Não se podem continuar a escudar no silêncio comprometedor. Têm de vir a público esclarecer o que é que se está a passar efetivamente", sustentou.

Luís Barroso referiu que já fez um requerimento, através da Assembleia Municipal de Castelo Branco, a pedir cópia do protocolo com o canil intermunicipal de Proença-a-Nova e adiantou que vai procurar tentar esclarecer toda a situação.

"O BE opõe-se a qualquer situação que dite um retrocesso. Defendemos medidas de adoção e contra o abandono, de forma a evitar a sobrelotação do canil de Castelo Branco", disse.

Além disso, defende que o município de Castelo Branco tem que incrementar medidas, não só ao nível da adoção, como também da esterilização dos animais abandonados, negligenciados e errantes.

"Estas são medidas que evitarão que animais transferidos para Proença-a-Nova sejam abatidos", concluiu.

A Lusa questionou por escrito o município de Castelo Branco sobre a alegada existência deste protocolo para transferência dos animais do concelho para o canil de Proença-a-Nova, mas ainda não foi possível obter uma resposta.

 

PUB

PUB

PUB

PUB