Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Romaria da Rainha Santa Isabel em Tinalhas regressa em julho

Julho, com celebrações religiosas, foi a escolha que os naturais de Tinalhas fizeram na consulta popular realizada pela Junta de freguesia local.

 

  • Região
  • Publicado: 2017-01-17 08:05
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Julho, com celebrações religiosas, foi a escolha que os naturais de Tinalhas fizeram na consulta popular realizada pela Junta de freguesia local.

A consulta decorreu de forma presencial no dia 8, nesse dia votaram 206 pessoas, 120 escolheram julho, e 84 votaram na continuação da romaria no fim de semana de Pascoa.

Na votação online que decorreu entre 8 e 15 deste mês, 29 pessoas escolheram o fim de semana da Pascoa e 64 o mês de julho para a celebração.

Recorde-se que em causa estava realizar a romaria com celebrações religiosas, que só é possível em Julho, ou sem celebrações religiosas no fim de semana da Pascoa.

Durante décadas a festa em Honra da Rainha Santa Isabel, foi uma das romarias de referência da região, acontecia no fim de semana da Páscoa, e com grandes manifestações religiosas, como era o caso da procissão das velas no sábado de aleluia à noite, de Tinalhas ao recinto da festa, e a procissão no domingo em torno da capela.

Com a escassez de párocos, as celebrações religiosas deixaram de ter lugar e a romaria acabou por desaparecer.

A Junta de freguesia pretende reavivar esta tradicional romaria, e para isso decidiu realizar esta consulta,  propôs duas datas, o fim de semana de Páscoa, sem celebrações religiosas, ou em julho, o fim de semana mais perto do dia 4, com celebrações religiosas .

Após a votação conclui-se que a Romaria regressa em julho, com as suas tradicionais celebrações religiosas.

O recinto do Santuário da Rainha Santa Isabel, está a sofrer obras de melhoramento, um investimento da autarquia albicastrense que ronda o meio milhão de euros.

PUB

PUB

PUB

PUB