A campanha será implementada, segundo explicou à Lusa George Sandeman, da Direcção da Associação de Comerciantes e Industriais de Bebidas Espirituosas e Vinho (ACIBEV), através da divulgação de uma mensagem comum de moderação.
Será criado um código de auto-regulação para promover os “Princípios de Comunicação do Vinho”, específicos para comunicações comerciais e apoiados em códigos nacionais.
A campanha inclui também programas educacionais, dirigidos à indústria e aos consumidores “de modo a encorajar a mudança cultural e fazer da moderação uma moda” e a criação de um Conselho de Informação sobre Vinho, “que irá partilhar boas práticas em toda a Europa e estimular investigações independentes”.
A mensagem será passada através de diversos suportes, entre eles anúncios que irão ser exibidos nos cinemas e na televisão.
A campanha faz parte do Programa Europeu do Sector do Vinho “Wine in Moderation, Art de Vivre”, que pretende promover o consumo responsável de modo a prevenir e reduzir os abusos e malefícios relacionados com o consumo de álcool.
A ideia principal é educar jovens e adultos, ajudando-os a tomar decisões responsáveis acerca do consumo ao mesmo tempo que se tenta preservar o lugar do vinho na sociedade europeia.
Em Portugal, o programa europeu conta com o apoio e o compromisso de 98 organizações associadas ao vinho e vitivinicultura.
A campanha “Vinho com Moderação” é apresentada na segunda-feira no âmbito do Colóquio “Jovens, Álcool e Segurança Rodoviária” que a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) e a Subcomissão de Segurança Rodoviária da Assembleia da República realizam no Parlamento.
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet