Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Feira ibérica no Alentejo reúne mais de 50 olarias de Portugal e Espanha

Mais de 50 olarias e ceramistas de Portugal e Espanha participam na Festa Ibérica da Olaria e do Barro, que decorre em S. Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, Évora, desta sexta-feira a domingo.

  • País
  • Publicado: 2015-05-21 15:28
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Mais de 50 olarias e ceramistas de Portugal e Espanha participam na Festa Ibérica da Olaria e do Barro, que decorre em S. Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, Évora, desta sexta-feira a domingo.

O evento transfronteiriço reúne os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica, S. Pedro do Corval, no Alentejo, e Salvatierra de los Barros, na região da Estremadura espanhola.

Organizada pela Câmara de Reguengos de Monsaraz, Junta de Freguesia de Corval e autarquia espanhola de Salvatierra de los Barros, a feira aposta na promoção cultural e turística da olaria enquanto “importante manifestação artística e artesanal”.

O certame, realizado, em anos alternados, em S. Pedro do Corval e em Salvatierra de los Barros, pretende ainda “chamar a atenção para o valor artesanal e artístico” da olaria e “apontar estratégias para o seu desenvolvimento económico e profissional”, explicou hoje a organização.

Nesta 21.ª edição, segundo a Câmara de Reguengos de Monsaraz, vão marcar presença 45 olarias portuguesas, de entre as quais 16 existentes no centro oleiro local de S. Pedro do Corval.

Quanto a Espanha, vai estar representada por sete olarias de Salvatierra de los Barros, referiu o município.

Um dos destaques deste ano é a inauguração da Casa do Barro, um centro interpretativo da arte oleira local, cuja cerimónia está agendada para as 18:00 de sexta-feira, à mesma hora da abertura da feira.

O centro, resultante da recuperação de uma antiga olaria, quer preservar, promover e assegurar a sustentabilidade da olaria local, proporcionando aos visitantes o conhecimento e a aprendizagem desta arte, através de oficinas, palestras e outras atividades.

“A Casa do Barro tem como grande objetivo ser a ‘sala de entrada’ da olaria de S. Pedro do Corval”, disse à agência Lusa o presidente da câmara, José Calixto.

No interior do centro, foram pintados cinco painéis, da autoria de Gonçalo Jordão, muralista que integrou a equipa do filme “Grand Budapest Hotel”, de Wes Anderson.

“Um painel é sobre os diferentes tipos de barro e os restantes são alusivos aos quatro elementos da natureza, terra, água, ar e fogo”, realçou hoje a autarquia.

Da programação, fazem também parte exposições, demonstrações, Jornadas Ibéricas de Olaria e Cerâmica e um Festival Ibérico de Música Popular e Tradicional.

No ano de Reguengos de Monsaraz como Cidade Europeia do Vinho, as Jornadas Ibéricas de Olaria e Cerâmica, na sexta-feira, têm como tema “Olaria, vinho e gastronomia”, com a participação de especialistas portugueses e espanhóis.

Em S. Pedro do Corval, onde atualmente ainda existem 22 olarias em atividade, esta arte remonta, pelo menos, ao período árabe, “conforme o atesta o teor do Foral Afonsino outorgado a Monsaraz, em 1276, mas também a linguagem e a terminologia muito próprias ainda em uso”.

O município registou, em 2008, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, as marcas nacionais “Olaria de São Pedro do Corval”, “Rota da Olaria”, “Rota dos Oleiros” e “Olaria”.

PUB

PUB

PUB

PUB