Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Vinte concelhos de quatro distritos em risco 'Elevado' de incêndio

Vinte concelhos dos distritos de Faro, Setúbal, Évora e Santarém apresentam hoje risco ‘Elevado’ de incêndio, adianta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

  • País
  • Publicado: 2015-09-18 07:45
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Vinte concelhos dos distritos de Faro, Setúbal, Évora e Santarém apresentam hoje risco ‘Elevado’ de incêndio, adianta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo informação disponível na página do IPMA na Internet, em risco ‘Elevado’ de incêndio estão os concelhos de Monchique, Vila do Bispo, Lagos, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Faro, Olhão, Tavira, Vila Real de Santo António e Alcoutim (Faro), Santiago do Cacém, Grândola, Alcácer do Sal, Montijo, Sesimbra e Alcochete (Setúbal), Cartaxo e Rio Maior (Santarém), Vendas Novas (Évora).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões norte e centro até meio da manhã, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado a forte no litoral oeste, em especial durante a tarde e com rajadas até 60 quilómetros por hora, e nas terras altas da região sul.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões norte e centro, pequena descida da temperatura mínima na região norte e subida da máxima nas regiões do interior.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas vertentes norte da ilha e nas terras altas, vento fraco a moderado de nordeste e pequena descida de temperatura.

Nos Açores prevê-se céu muito nublado, com boas abertas ao longo da tarde, períodos de chuva, passando a aguaceiros e vento sudoeste fresco a muito fresco com rajadas até 65 quilómetros por hora rodando para oeste e tornando-se moderado a fraco nos grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Graciosa, S. Jorge, Terceira, Pico e Faial).

O IPMA prevê para o grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento sueste bonançoso durante a madrugada, rodando para sul e tornando-se moderado.

Quanto às temperaturas máximas, em Lisboa vão oscilar entre 14 e 24 graus Celsius, no Porto e em Viana do Castelo entre 10 e 20, em Vila Real entre 7 e 27, em Bragança entre 5 e 20, em Viseu entre 6 e 21, na Guarda entre 5 e 18, em Castelo Branco entre 10 e 25, em Coimbra entre 9 e 21, em Évora entre 11 e 28, em Beja entre 11 e 27, em Santarém entre 12 e 26, em Faro entre 16 e 25, no Funchal entre 20 e 24, em Ponta Delgada entre 18 e 24, em Angra do Heroísmo entre 19 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 21 e 25.

PUB

PUB

PUB

PUB