Castelo Branco: Juncal recebe 12º Encontro Nacional Fórum Cidadania & Território

Estão em marcha os preparativos para o 12º Encontro Nacional Fórum Cidadania & Território, a decorrer no próximo dia 07 de Maio, no Juncal do Campo, enquadrado pela associação EcoGerminar. 

  • País
  • Publicado: 2016-04-27 11:28
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Estão em marcha os preparativos para o 12º Encontro Nacional Fórum Cidadania & Território, a decorrer no próximo dia 07 de Maio, no Juncal do Campo, enquadrado pela associação EcoGerminar. 

Este evento irá debater com perto de 100 especialistas do desenvolvimento local e territorial, os resultados dos 11 grupos de discussão locais, dinamizados nos últimos 3 meses por todo o país, de onde resultarão as recomendações do Fórum C&T à UMVI - Unidade Missão de Valorização do Interior que se fará representar pelos elementos de coordenação, refere o comunicado enviado ao Diário Digital.

Enquanto proposta da EcoGerminar será também realizado o “I Fórum Cidadania&Território” para crianças (entre os 4 e os 12 anos): A Educação para o Desenvolvimento passa a ser operacionalizada no seio do fórum. Visita aos espaços comunitários e tarefas comuns (lavagem da roupa em tanque ou a fazedura do pão que servirá para o seu almoço) são os desafios que as crianças irão abraçar, para além de espaços de reflexão e lúdicos.  

A Ecogerminar convida todos a consultar o programa através do seu site  ou do Fórum C&T, encontrando aqui também o formulário de inscrição que se manterá aberto até ao dia 02 de Maio. Esta iniciativa abre o programa das "Aldeias Artísticas 2016 Arte, Comunidade e Sustentabilidade "

Este Fórum reúne um conjunto de pessoas e organizações que partilham interesses comuns em relação ao território e à promoção da cidadania. Trata-se de um espaço aberto à participação de todos e todas aqueles/as que se inquietam com o futuro das comunidades locais e que apostam em processos colaborativos e partilhados de promoção do desenvolvimento territorial.

Com vista a colaborar na criação daquele Plano de Coesão Territorial, foram constituídos no seio do C&T 11 grupos de reflexão que, a partir de dinâmicas participativas de base local, visaram a recolha de contributos e propostas de medidas a serem apresentadas àquela Unidade de Missão, sendo a EcoGerminar a entidade que dinamizou o processo na beira interior. 

Cidadania & Território é um fórum cívico, plural, de reflexão, debate, troca de experiências, ação cooperativa e intervenção pública sobre a construção do futuro das comunidades locais a partir de processos de desenvolvimento territorial. Entendemos por desenvolvimento territorial o conjunto de processos localmente enraizados, democráticos e baseados em abordagens integradas, intersetoriais, participadas, inclusivas e colaborativas. 

Cidadania & Território emana diretamente da sociedade civil, é independente de quaisquer poderes políticos e económicos, e resulta da agregação voluntária de pessoas e organizações disponíveis para participar, apoiar e facilitar a construção e concretização partilhadas de ações que promovam processos de desenvolvimento territorial. Cidadania &Território visa a promoção, numa lógica colaborativa, do bem-estar e empoderamento das comunidades de territórios específicos, tanto urbanos como rurais e urbano-rurais.

PUB

PUB

PUB

PUB