Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã: PCP questiona Governo sobre encerramento da CGD no Teixoso

O PCP questionou o Governo sobre o anunciado encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) na freguesia do Teixoso, concelho da Covilhã, que considera "muito prejudicial para as populações".

  • País
  • Publicado: 2017-02-20 13:31
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O PCP questionou o Governo sobre o anunciado encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) na freguesia do Teixoso, concelho da Covilhã, que considera "muito prejudicial para as populações".

Na pergunta apresentada na Assembleia da República e subscrita pela deputada Paula Santos, o grupo parlamentar do PCP refere que a informação que tem vindo a público é de que o encerramento está previsto para dia 31 de março e lembra que aquela agência da CGD é a única na zona norte do concelho, que serve várias freguesias vizinhas e que presta "um serviço público a milhares de pessoas e também a muitas micro, pequenas e médias empresas".

Entre os considerandos, o PCP vinca ainda que o serviço ali prestado "é muito importante para muitos reformados", visto que é naquele balcão que "muitos reformados depositam as suas reformas".

"O eventual encerramento desta agência bancária numa zona onde os rendimentos são baixos e a rede de transportes públicos é insuficiente será muito prejudicial para as populações, que perderão um serviço público de proximidade", aponta o documento.

Lembrando que, no dia 17, a população do Teixoso se manifestou contra o encerramento, o PCP também sublinha que, "a concretizar-se esta intenção, seria mais um serviço público a encerrar numa região já fortemente penalizada pela destruição de serviços públicos e que só contribui para agravar as assimetrias regionais e o despovoamento".

Deste modo, na pergunta dirigida ao Ministério das Finanças, o PCP questiona "as razões que motivam a intenção de encerrar a agência bancária da Caixa Geral de Depósitos no Teixoso" e quer saber se "foram avaliados os impactos desta decisão na acessibilidade da população a este serviço público".

"Reconhecem que a deslocação da população para outra localidade para aceder a este serviço público é prejudicial? Foram acautelados os direitos e os postos de trabalho dos trabalhadores?", são outras das questões apresentadas.

Na interpelação, o PCP também pergunta ao Governo se "perante o exposto pondera manter a agência bancária da Caixa Geral de Depósitos do Teixoso em funcionamento".

No dia 17, fonte oficial da CGD confirmou à agência Lusa que esta agência irá encerrar: "Como é do conhecimento público e consta do plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, previamente acordado com as autoridades europeias, está prevista a realização de um programa de restruturação da rede de agências, à semelhança da restante banca portuguesa. A agência de Teixoso será encerrada, mas os clientes serão integrados na agência da Quinta das Palmeiras, na Covilhã", é referido na resposta escrita enviada à Lusa.

PUB

PUB

PUB

PUB