Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

«Hormona do amor» pode fazer homens consumirem menos calorias

A oxitocina, conhecida como «hormona do amor» é utilizada há muitos anos como indutora do parto e também para estimular o aleitamento. 

  • Mundo
  • Publicado: 2015-03-09 18:03
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A oxitocina, conhecida como «hormona do amor» é utilizada há muitos anos como indutora do parto e também para estimular o aleitamento. Mas, recentemente, uma série de estudos têm apontado novas utilidades para a substância, como aplacar a timidez e a anorexia. Agora, uma pesquisa mostra que a substância também pode combater a obesidade.

Investigadores da Faculdade de Medicina de Harvard, nos EUA, descobriram que homens ficam com menos desejo de comer gorduras e acabam por ingerir menos calorias ao utilizar um spray com a hormona.

O trabalho envolveu 25 homens jovens e saudáveis. Cerca de metade tinha peso normal e os outros, excesso de peso ou obesidade. Metade do grupo recebeu o spray com a hormona pela manhã, e a outra parte, apenas placebo. Uma hora depois, todos escolhiam o que iam almoçar a partir de um menu, e o número de calorias consumidas por cada um era medido.

Os que receberam a oxitocina consumiram, em média, 122 menos calorias e 9 gramas a menos de gordura em comparação com os que usaram placebo. E, segundo os pesquisadores, a hormona também aumentou a utilização da gordura corporal para gerar energia. Nenhum dos dois grupos apresentou efeitos colaterais.

Os dados serão apresentados no encontro anual da Sociedade de Endocrinologia, em São Diego. Os autores reforçam que são necessários mais estudos, com mais participantes, para confirmar os resultados e compreender como é que a hormona afecta o apetite. Ao jornal britânico Daily Mail, também dizem que é preciso estudar se o efeito é igual para as mulheres.