Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-Nova recebe congresso internacional de icnologia em maio

O congresso internacional de icnologia "ICHNIA 2016" vai realizar-se em Idanha-a-Nova entre 06 e 09 de maio, por iniciativa do Geopark Naturtejo da UNESCO. O evento, que decorre pela primeira vez em Portugal, é o mais importante organizado na área científica da paleontologia, sendo este o congresso oficial da Associação Internacional de Icnologia.

  • Mundo
  • Publicado: 2016-04-12 14:31
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O congresso internacional de icnologia "ICHNIA 2016" vai realizar-se em Idanha-a-Nova entre 06 e 09 de maio, por iniciativa do Geopark Naturtejo da UNESCO. O evento, que decorre pela primeira vez em Portugal, é o mais importante organizado na área científica da paleontologia, sendo este o congresso oficial da Associação Internacional de Icnologia.

A icnologia é o ramo da geologia que se dedica ao estudo dos vestígios resultantes das atividades de vegetais e animais nos sedimentos e rochas sedimentares.

Em comunicado, o Geopark Naturtejo explica que está já confirmada a presença de 150 investigadores, oriundos de 30 países, das áreas das geociências e das biociências, assim como vários especialistas de institutos de investigação e da indústria petrolífera.

O congresso está a ser organizado pelo Geopark Naturtejo da UNESCO, em colaboração com a Associação Internacional de Icnologia e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

"Este convite decorre do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa do serviço de geologia da Câmara de Idanha-a-Nova e do Geopark Naturtejo, com numerosos contributos nos últimos anos para a icnologia enquanto ciência (...), nomeadamente no estudo e valorização dos icnofósseis de Penha Garcia", lê-se no documento.

Durante os dias do encontro, irá decorrer uma saída de campo ao Parque Icnológico de Penha Garcia (Idanha-a-Nova) e também a visita aos icnofósseis da Serra do Muradal (Oleiros), no âmbito do projeto do Trilho Internacional dos Apalaches.