Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã promove XI Congresso Internacional da AiCEi

A cidade da Covilhã, que durante este ano assume a presidência da Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (AiCEi), organiza, durante os dias 13, 14 e 15 de Outubro, o XI Congresso Internacional da AiCEi.

  • Mundo
  • Publicado: 2016-10-08 08:40
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A cidade da Covilhã, que durante este ano assume a presidência da Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (AiCEi), organiza, durante os dias 13, 14 e 15 de Outubro, o XI Congresso Internacional da AiCEi.

Esta edição tem como tema subjacente “Conhecimento e Mercantilismo” e conta para o efeito com a presença de quatro especialistas da área: António dos Santos Pereira, Carlos Madaleno, Décio Ruivo Martins e José Eduardo Horta Correia, sendo de destacar este último, um dos maiores especialistas nacionais no estudo da arquitetura do “século das luzes”, refere o comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco.

De entre um vasto programa que conta com seis palestras internacionais, duas exposições (“Rota das Cidades e Entidades do Iluminismo” e “António Santos Viegas”), visitas guiadas, concertos e recriações históricas (dia 14, 10h30, UBI, “Máscara: Rostos do Conhecimento” / Dia 14, 21h30, Teatro Municipal, “O Iluminismo na Covilhã”), durante este XI Congresso serão formalizadas três novas adesões à AiCEi, da Câmara Municipal de Lisboa e das cidades de Nuevo Baztán (Catalunha) e La Carlota (Córdova).

De referir ainda que a Comissão de Honra do evento é constituída por 36 individualidades, destacando-se o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa; o ministro da Cultura, Luís de Castro Mendes; o secretário-geral da AiCEi e presidente da autarquia de Vila Real de Santo António, Luís Gomes; o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira; os presidentes das Câmaras de Lisboa, Castelo Branco, Guarda, Fundão, Almeida, Sabugal, Manteigas, Figueira de Castelo Rodrigo, Gouveia, Fornos de Algodres e Batalha. Os reitores das universidades da Beira Interior e Coimbra; além de personalidades de renome internacional como Ernesto Melo e Castro ou Luís Nuno Ferraz de Oliveira.

A Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (Aicei) é uma associação sem fins lucrativos, de carácter internacional, que visa estabelecer uma rede de cooperação e de estudo entre as cidades e entidades membros, procurando promover a importância económica e cultural das urbes que tiveram a sua fundação no período iluminista do século XVIII. Através das suas atividades e congressos pretende difundir o conhecimento e a proteção do património material e imaterial do iluminismo e a sua projeção nos dias de hoje.

Atualmente, a AiCEi conta com 17 membros de 15 cidades portuguesas (Covilhã, Coimbra, Vila Real de Santo António) e espanholas (Almacelles, Barcelona, Madrid, Cádiz, Es Castell (Menorca), Cartagena, Valência, Ferrol, Real Sítio de San Ildefonso, San Fernando), além de Nueva Guatemala de la Asunción.

Durante o Congresso na Covilhã confirmam-se três novas adesões de cidades: Lisboa, Baztán e La Carlota, estando previsto que se juntem brevemente à rede de cidades do iluminismo Paris (França), Edimburgo (Reino Unido), São Petersburgo (Rússia) e São Luís do Maranhão (Brasil).