Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Sporting procura manter sonho dos oitavos e assegurar já Liga Europa

O Sporting recebe esta terça-feira o Maribor e, com um triunfo, mantém-se na luta pela qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, mas garante, desde já, a continuidade nas competições europeias.

  • Desporto
  • Publicado: 2014-11-24 10:40
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Sporting recebe esta terça-feira o Maribor e, com um triunfo, mantém-se na luta pela qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, mas garante, desde já, a continuidade nas competições europeias.

No mesmo dia, o FC Porto, já apurado, pode assegurar o primeiro lugar do Grupo H, na visita ao BATE Borisov, que tem a pior defesa da prova, mas ainda tem uma réstia de esperança na qualificação.

Em Alvalade, na quinta jornada do Grupo G, os "leões" precisam de três pontos para assegurar, pelo menos, a presença nos 16 avos de final da Liga Europa, desfecho que lhes permitiria manter-se na luta pela ronda seguinte da "Champions".

Um erro dos centrais Maurício e Naby Sarr, nos últimos minutos do jogo na Eslovénia (1-1), custaram ao Sporting dois pontos que podem vir a ser decisivos na luta pelo apuramento, assim como o ponto perdido após a polémica derrota frente ao Schalke 04 (4-3).

A derrota com o Chelsea (1-0), na segunda ronda, foi a única sofrida pelo Sporting nos últimos 18 encontros europeus em casa, enquanto o Maribor apenas perdeu dois dos últimos oito encontros como visitante.

No outro encontro do Grupo G, o Chelsea, de José Mourinho, pode garantir o apuramento, caso vença na visita ao Schalke 04 ou consiga um empate a, pelo menos, duas bolas e o Sporting não empate com o Maribor.

Neste momento, os "blues" têm oito pontos, mais três do que o Schalke 04, mais quatro do que o Sporting e mais cinco do que o Maribor.

Com o apuramento garantido, o FC Porto visita o BATE Borisov e pode assegurar o primeiro lugar do Grupo H e o estatuto de cabeça de série nos oitavos de final, caso vença na Bielorrússia e o Shakhtar Donetsk não derrote em casa o Athletic Bilbau.

O triunfo faz com que o FC Porto, que não compete desde 09 de novembro -- empate com o Estoril-Praia (2-2) --, iguale a sua segunda melhor participação de sempre na Liga dos Campeões, com 13 pontos (2012/13), e ficar a três do seu recorde, que é de 16, em 1996/97.

O BATE, que conquistou no início do mês no nono título bielorrusso consecutivo, está a três golos de igualar um registo negativo de golos sofridos numa só fase de grupos da Liga dos Campeões, sendo que, tirando o triunfo sobre o Athletic Bilbau (2-1), sofreu 12 golos nos jogos com Shakhtar e seis na visita ao Dragão.

Caso os dois primeiros da "poule" vençam os seus jogos, o Shakthar adiaria a decisão do primeiro lugar para a visita ao Dragão, no mesmo dia em que BATE Borisov (três pontos) e Athletic Bilbau (um) lutariam por um posto na Liga Europa.

Na terça-feira, o Manchester City poderá ser o primeiro "tubarão" a ficar afastado dos oitavos de final, algo que lhe aconteceria pela terceira vez em quatro temporadas.

Para o evitar, os campeões ingleses têm de vencer o já apurado Bayern Munique, que está 100% vitorioso, ou esperar que não haja um vencedor no confronto entre Roma e CSKA de Moscovo.

Se os "citizens" não vencerem os bávaros, a Roma pode garantir o apuramento, caso vença o CSKA, que também pode seguir em frente, mas teria de recuperar de uma desvantagem de 5-1 no confronto direto com os italianos.

No Grupo F, o Paris Saint-Germain e o FC Barcelona já estão apurados e lutam pelo primeiro lugar, enquanto Ajax e APOEL Nicósia ainda disputam um lugar na Liga Europa.

Os parisienses, que têm mais um ponto do que os catalães, recebem o Ajax, enquanto o "Barça" visita os cipriotas, dos portugueses Nuno Morais, Mário Sérgio e Tiago Gomes, anuncia o Diário Digital.

PUB

PUB

PUB

PUB