Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: 36 Anos passaram desde o nascimento da ADA

Já passaram 36 anos desde a criação da Associação Desportiva Albicastrense (A.D.A). Em março de 1979, Castelo Branco via nascer um novo clube, uma nova mística à volta de uma modalidade que até então não era muito reconhecida.

  • Desporto
  • Publicado: 2015-03-29 19:24
  • Autor: Patrícia Calado

Já passaram 36 anos desde a criação da Associação Desportiva Albicastrense (A.D.A). Em março de 1979, Castelo Branco via nascer um novo clube, uma nova mística à volta de uma modalidade que até então não era muito reconhecida.

Este sábado, a Associação Desportiva Albicastrense quis celebrar os 36 anos de vida juntamente com atletas, dirigentes, direção, sócios e autarcas. António Mata, Presidente do A.D.A, recordou a altura do nascimento da coletividade e das dificuldades que ultrapassaram.

“Não tínhamos apoio da maioria dos albicastrenses, primeiros anos foram muito difíceis. Tínhamos um orçamento de 15/16 mil contos. Na altura, os atletas e os dirigentes usavam os seus próprios automóveis para as deslocações do clube”, relembrou.

Durante a noite, num momento divertido, António Mata quis relembrar uma pessoa que, quando era mais nova, passou pelas camadas jovens da equipa de andebol do clube albicastrense.

“Movimentámos e continuamos a movimentar imensos jovens. Ao longo de 36 anos passaram imensos atletas no clube e, um deles, foi Luís Correia”.

O atual presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco foi atleta do clube e, inclusivamente, treinado por António Mata. Curiosidades que alegraram ainda mais a noite do 36.º aniversário do A.D.A. O autarca não poupou nos elogios aquando falou do seu clube de andebol.

“Recordo-me do aparecimento da Associação Desportiva Albicastrense, aliás era o tema recorrente na altura. Tive a sorte de passar pelas camadas jovens. Recordo-me da cultura e dos ideais do clube. Posso dizer que o A.D.A tem carisma, cultura e sempre soube implementar o andebol na nossa cidade. Há, sem dúvida, uma mística que existe à volta da Associação Desportiva Albicastrense”, sublinhou.

Com esta estreita relação entre Luís Correia e o clube presidido por António Mata, o Presidente do A.D.A aproveitou para deixar um apelo ao autarca, numa altura em que a equipa sénior luta para atingir a 2.ª Divisão do Campeonato Nacional de Andebol. António Mata pediu, assim, um “aumento do contributo financeiro”.

“Espero que a equipa sénior suba de divisão, tenho consciência que precisamos de incentivar para que Castelo Branco se reconheça pelo andebol. Encontraremos um rumo para que o A.D.A tenha sucesso. A Associação Desportiva Albicastrense deve muito a António Mata, que foi o grande impulsionador do clube. Espero que o A.D.A continue com esta vivacidade”, respondeu Luís Correia.

António Mata salientou o apoio que a Câmara Municipal de Castelo Branco tem dado ao longo dos anos, um facto confirmado por Joaquim Morão, que também quis marcar presença nas comemorações do 36.º aniversário do A.D.A.

“Estive 16 anos na Câmara Municipal de Castelo Branco e sempre demos um forte contributo para que o A.D.A se tornasse num grande clube”, contou Joaquim Morão. 

PUB

PUB

PUB

PUB