Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã: Antigos jogadores do Sporting lembram 'tradição' de subir em anos de '4 para 5'

Os jogadores que representaram o Sporting da Covilhã na última passagem pelo primeiro escalão do futebol português esperam que se mantenha a ‘tradição’ de subida em anos de ‘4 para 5’.

  • Desporto
  • Publicado: 2015-05-22 17:05
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Os jogadores que representaram o Sporting da Covilhã na última passagem pelo primeiro escalão do futebol português esperam que se mantenha a ‘tradição’ de subida em anos de ‘4 para 5’.

Os ‘leões da serra’ subiram de escalão nas temporadas 19741975, 19841985, 19941995 e 20042005. Esta época a equipa tem a possibilidade de ser também promovida, embora os ex-jogadores serranos considerem a tarefa difícil.

O Covilhã, que joga no domingo no estádio do Santa Clara, ocupa a segunda posição, devido à melhor diferença entre golos marcados e sofridos, mas será o confronto direto com União da Madeira e Desportivo de Chaves que funcionará como primeiro critério de desempate no fim da prova e isso pode prejudicar seriamente os serranos.

Se não conseguir desembaraçar-se da companhia de União e Chaves na última jornada, o Covilhã ficará em ‘maus lençóis’, pois será relegado para quarto posto, ainda que um empate a três, mas com o Tondela - o único que depende apenas de si para garantir a subida à I Liga - envolvido, lhe seja favorável.

"Para a maioria das pessoas, isso não quer dizer nada. Para quem está no futebol, e sabe quais são os efeitos do ‘karma’, tem significado e também galvaniza. Eu sou um pouco supersticioso e é também a esse aspeto que me tenho agarrado com firmeza para acreditar que vamos subir", disse hoje à agência Lusa João Salcedas.

João Salcedas foi durante dez anos jogador do clube ‘serrano’ e na última época na I Divisão, em 1987/88, assumiu pela primeira vez o comando técnico.

"Os dados históricos valem o que valem. No domingo espero que isso se confirme, que volte a acontecer, embora saiba que o Covilhã vai ter uma tarefa difícil. Mas penso, pela forma como se tem apresentado, ter condições. Pelo futebol que pratica, está entre as melhores equipas", sublinhou à Lusa o antigo defesa Joanito, que durante 12 anos jogou pelos serranos e foi várias épocas treinador adjunto.

Para o ex-médio Tó Real, a equipa "é deslumbrante, surpreendente, consistente" e considera-a a melhor do campeonato. "Acho que é a melhor equipa da II Liga. Joga um futebol muito positivo, mesmo em relação a equipas da I Liga", salienta.

Pelo que tem jogado, Tó Real tem esperança num regresso ao principal escalão, que considera "merecido", ainda que lembre ser necessário ganhar e estar dependente de terceiros.

O Sporting da Covilhã encontra-se com os mesmos 77 pontos que União da Madeira e o Chaves, a três pontos do líder, o Tondela, e com mais dois que o Feirense. Para Tó Real, o cenário em que lhe parece mais provável a subida é o Tondela perder e a formação madeirense não ganhar.

João Salcedas frisa que os ‘leões da serra’ têm de se focar na vitória e esquecer a calculadora. "A equipa só pode estar mentalizada para esse jogo [com o Santa Clara], o que vier será por acréscimo", aconselha.

Na opinião de Joanito, ver a equipa a lutar pela subida, enquanto em épocas recentes procurava não ser despromovida, deve-se a uma melhoria da estrutura, a jogadores de qualidade, ao trabalho da direção, equipa técnica e jogadores.

Tó Real também acentua os jogadores "com valor" e o esforço do presidente, José Mendes, mas destaca a "competência do treinador", Francisco Chaló, como o principal fator.

João Salcedas vinca a qualidade do plantel e a "tranquilidade e estabilidade dada pela direcção", nomeadamente no que toca ao pagamento atempado dos salários.

Joanito vai acompanhar o derradeiro jogo, nos Açores, à distância, com a esperança de poder fazer a festa. Se não acontecer, diz ninguém poder tirar à equipa a boa época que fez.

"Podemo-nos orgulhar do que fizeram. Conseguiram pôr uma cidade a sonhar, a acreditar", acrescenta Tó Real.

PUB

PUB

PUB

PUB