Rampa da Covilhã tem 45 pilotos inscritos

A Rampa da Covilhã, terceira etapa do Campeonato Nacional de Montanha (CNM), realiza-se a 28 e 29 de maio e tem 45 pilotos inscritos, um número superior ao das edições anteriores.

  • Desporto
  • Publicado: 2016-05-24 15:46
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Rampa da Covilhã, terceira etapa do Campeonato Nacional de Montanha (CNM), realiza-se a 28 e 29 de maio e tem 45 pilotos inscritos, um número superior ao das edições anteriores.

Nuno Loureiro, do Clube Aventura do Minho, a entidade organizadora, em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã, espera "uma prova competitiva".

"Este traçado, para além de ter todos os requisitos de segurança, é um traçado fantástico, com bastante inclinação, zonas rápidas quanto baste, contrastando com outras bastante lentas e técnicas, exigindo um apuramento refinado dos chassis", diz Nuno Loureiro.

A defender a liderança do campeonato vai estar Pedro Salvador (Norma M20-FC), tal como Rui Ramalho (Osela PA21S Evo) e Paulo Ramalho (Juno CN-09), o segundo e terceiro classificados.

João Fonseca (BRC CM 05), piloto covilhanense que no ano passado venceu a etapa da Serra da Estrela e o Campeonato Nacional de Montanha, mas que este ano decidiu não defender o título, por falta de apoios, vai também participar na Rampa da Covilhã.

Nuno Loureiro menciona a qualidade dos pilotos, dos carros e a experiência acumulada ao prever que esta seja a melhor edição desde que a prova foi retomada.

A competição realiza-se no percurso da antiga e mítica Rampa Internacional Serra da Estrela, organizada pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP), que em 2010 deixou de ser feita por motivos financeiros. Foi retomada em 2013, pelo CAMI - Clube Aventura do Minho, com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, mas sem contar com a etapa do Campeonato Europeu de Montanha, como volta a acontecer.

Nuno Loureiro salienta ter-se verificado no CNM, nos últimos anos, "uma evolução muito positiva e muito sustentada". "Há seis anos era considerada uma prova de segunda categoria. Com a qualidade dos pilotos e das provas, porque temos hoje um leque de provas alargado e com muita qualidade, considero o Campeonato Nacional de Montanha um dos melhores da Europa", frisa, em declarações à agência Lusa.

Os pilotos inscritos nas quatro categorias farão os cinco quilómetros entre a Covilhã, a 846 metros de altitude, e o antigo Sanatório das Penhas da Saúde, a 1.297, num trajeto com um desnível de 451 metros.

Os treinos oficiais começam sábado, às 15:30, e a primeira subida está marcada para as 17:30. No domingo, a competição tem início às 11:00, com mais duas subidas.

A Rampa da Covilhã contempla também a Rampa Regularidade, destinada "a proporcionar aos apaixonados pelo automobilismo, mas que não têm carros de competição, a possibilidade de desfrutarem da Rampa em condições de segurança", explica, à Lusa, o responsável do CAMI.

 

PUB

PUB

PUB

PUB