Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Penamacor: Academia de Música e Dança do Fundão deixa marca no concelho

Num dos concelhos mais desertificados e envelhecidos do país, a Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF) com o apoio da Câmara Municipal de Penamacor (CMP) desenvolve desde há dez anos um trabalho de formação de músicos que já vai deixando marcas.

  • Cultura
  • Publicado: 2014-09-18 14:58
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Num dos concelhos mais desertificados e envelhecidos do país, a Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF) com o apoio da Câmara Municipal de Penamacor (CMP) desenvolve desde há dez anos um trabalho de formação de músicos que já vai deixando marcas.

No último ano letivo, meia centena de alunos frequentou a extensão da AMDF em Penamacor e no novo ano escolar está garantida a abertura de uma nova turma de ensino articulado.

“O balanço é muito positivo, estamos satisfeitos e de mangas arregaçadas para continuarmos a realizar um bom trabalho”, afirma a coordenadora pedagógica Milene Paulico. A oferta formativa da AMDF em Penamacor vai desde o Curso Inicial de Musica, passando pelo Curso Livre de Acordeão até ao Ensino Articulado. A maioria dos alunos frequenta o Ensino Articulado até ao 9º ano de escolaridade. Estudam violino, guitarra, piano, flauta transversal, violoncelo, saxofone, fagote, acordeão e clarinete.

“Orgulha-nos a evolução qualitativa dos nossos alunos”, acrescenta Milene Paulico. Inicialmente “poucas pessoas” assistiam aos concertos públicos dos músicos formados em Penamacor mas presentemente essa realidade alterou-se. “Hoje já é possível encher o auditório, conseguimos realizar concertos de Natal em que o elenco é quase todo composto por alunos do polo, sem recorrer aos alunos do Fundão”. O polo da AMDF de Penamacor funciona nas instalações do antigo quartel militar sendo a CMP um parceiro à altura dos desafios que se colocam ao ensino da música.

A maioria dos alunos são oriundos do concelho de Penamacor e os instrumentistas da Filarmónica de Aldeia de João Pires têm melhorado a aprendizagem numa escola que não fecha as portas às escolas da raia espanhola. “Tem havido alguns intercâmbios, em maio último uma escola de música de Salamanca esteve em Penamacor para dar continuidade ao intercâmbio por nós iniciado”, esclarece Milene Paulico. De resto, a responsável adianta que “a Câmara Municipal de Penamacor tem promovido esse intercâmbio cultural e até desportivo”, restando agora “colher os frutos” dessas relações transfronteiriças. “Haja alunos de Espanha e nós cá estaremos para lhes possibilitar o melhor ensino de música”, sintetiza.

PUB

PUB

PUB

PUB