Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Proença-a-Nova: Tertúlia recordou evolução do ensino

A evolução do ensino e a importância da escolarização no concelho foram o tema de uma tertúlia realizada esta 5ª-feira com a participação de dezenas de professores a destacar-se na assistência. 

  • Cultura
  • Publicado: 2014-10-17 17:40
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A evolução do ensino e a importância da escolarização no concelho foram o tema de uma tertúlia realizada 5ª-feira com a participação de dezenas de professores a destacar-se na assistência. Embora centrada nas memórias, a iniciativa contribuiu, como afirmou o vereador da Cultura, João Manso, para refletir sobre o que poderá ser o futuro, numa altura em que a Carta Educativa do concelho de Proença-a-Nova está em revisão. O Conselho Municipal de Educação reúne-se na próxima segunda-feira para debater esta matéria.

Responsável pela normalização do ensino secundário público, em 1976, depois do agitado processo de ocupação do Colégio que se seguiu ao 25 de abril, o professor Daniel Catarino recordou a importância que o “projeto visionário” do padre Alfredo Dias teve na democratização do acesso à escolarização. Acentuando que o concelho sempre teve muitos estudantes de sucesso nos seminários – começando pelo exemplo do filósofo jesuíta Pedro da Fonseca, no século XVI –, Daniel Catarino considerou que a população “sempre viu no ensino uma forma de rasgar a interioridade”.

Abrir caminho para o acesso generalizado à escola não foi tarefa fácil, como salientaram Albertina Castanheira e Isilda Martins, que lecionaram no ensino primário (atual primeiro ciclo). O papel das regentes, o isolamento das escolas e a importância das professoras nas comunidades locais foram alguns dos tópicos abordados, numa intervenção complementada com fotografias de diferentes décadas do século XX.

Depois de no início do ano ter sido organizado um ciclo de tertúlias centrado nos 40 anos do 25 de abril, o novo ciclo agora iniciado interliga-se ao projeto Ecos de Proença, que procura resgatar memórias e vivências locais. Em novembro será recordada a importância da Sotima, empresa que durante cerca de duas décadas foi a maior empregadora de Proença-a-Nova.

PUB

PUB

PUB

PUB