Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã: Festival de Teatro marca 40 anos de atividade do Teatro das Beiras

O Festival de Teatro da Covilhã, que o Teatro das Beiras realiza desde 1980, marcará este ano as comemorações dos 40 anos de atividade do grupo, que se tornou companhia profissional em 1994.

  • Cultura
  • Publicado: 2014-10-24 04:55
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Festival de Teatro da Covilhã, que o Teatro das Beiras realiza desde 1980, marcará este ano as comemorações dos 40 anos de atividade do grupo, que se tornou companhia profissional em 1994.

O festival decorre entre 01 e 08 de novembro e contará com a participação de 10 companhias, entre as quais a anfitriã, que sobe ao palco com a peça "Rádio Cabaret" no mesmo dia em que assinala o aniversário (07 de novembro).

No total, serão apresentados 13 espetáculos de teatro, nove dos quais destinados ao público infantojuvenil, que continua a merecer "uma atenção muito particular" por parte do Teatro das Beiras.

"Acreditamos que esse trabalho levará a que haja uma sensibilização e um aumento de público devido aos anos consecutivos em que estes jovens (designadamente das escolas de ensino básico e também do secundário) vêm assistir aos espetáculos no Teatro das Beiras", referiu hoje Fernando Sena, diretor da companhia, durante a apresentação do evento.

Fernando Sena adiantou ainda que o festival retomará este ano a componente de itinerância que tinha tido noutras edições, pelo que serão realizados espetáculos em duas freguesias do concelho da Covilhã (Boidobra e Tortosendo) e outro numa freguesia do concelho de Belmonte (Colmeal da Torre).

Do programa, constam ainda a apresentação de uma banda de música que atuará no café do Teatro das Beiras, a realização de um “workshop” de teatro e a apresentação de uma exposição que fará a retrospetiva da atividade dos 40 anos do Teatro das Beiras.

"É uma programação dentro do que é possível fazer, tendo em contas as verbas de que dispomos para o festival", apontou o diretor, especificando que a verba para o evento rondará os 25 a 30 mil euros.

A atividade do Teatro das Beiras, que já contabiliza 92 produções próprias, conta com o financiamento da Direção Geral das Artes, tendo, todavia, há mais de dois anos, sofrido um corte de 70% que tem limitado a ação da companhia.

A inexistência no concelho da Covilhã de uma sala com condições e capacidade para grandes espetáculos é outra das limitações que a companhia enfrenta, conforme destacou Fernando Sena.

"É um mal de que a Covilhã sofre há 40 anos. Há espetáculos que seria possível trazer à Covilhã e que poderíamos integrar no festival, mas apenas se tivéssemos outro espaço", afirmou.

O preço dos bilhetes para o público em geral é de seis euros, sujeito a descontos para idosos, jovens e desempregados.

O programa completo do festival pode ser consultado na internet através do endereço: www.teatrodasbeiras.pt.

PUB

PUB

PUB

PUB