Idanha-a-Nova: Agenda dos “Mistérios da Páscoa em Idanha” promove religiosidade popular

As manifestações de religiosidade popular ligadas ao ciclo quaresmal e pascal do concelho de Idanha-a-Nova dão corpo à Agenda dos “Mistérios da Páscoa em Idanha”, lançada esta passada segunda-feira, dia 23.

  • Cultura
  • Publicado: 2015-02-25 06:48
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

As manifestações de religiosidade popular ligadas ao ciclo quaresmal e pascal do concelho de Idanha-a-Nova dão corpo à Agenda dos “Mistérios da Páscoa em Idanha”, lançada esta passada segunda-feira, dia 23..

A edição 2015 desta publicação, dedicada a esta riqueza patrimonial do concelho, volta a calendarizar as muitas celebrações e rituais programados para as diferentes freguesias e localidades durante os meses de fevereiro, março, abril e maio.

Este ano as páginas da agenda dão destaque às manifestações de piedade popular cumpridas em Segura no dia de Quinta-Feira Santa, desde a tradição da Ceia dos Doze, ao Lava-Pés, a Procissão do Encontro/Calvário ou a Encomendação das Almas, entre outras.

A Agenda dos “Mistérios da Páscoa em Idanha” foi apresentada numa cerimónia que decorreu no Forum Cultural, em Idanha-a-Nova, pelo presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, e pelo coordenador do projeto, o historiador e investigador António Silveira Catana.

“É um calendário que, de uma forma muito exaustiva, é feito em colaboração com as paróquias e os grupos formais e informais do concelho de Idanha, nas diferentes localidades”, explicou Armindo Jacinto, sublinhando que “a melhor maneira de garantir a continuidade dos usos, costumes e tradições é valorizá-los, preservá-los e divulgá-los”.

O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova lembrou ainda que estas notáveis manifestações de religiosidade popular atraem visitantes e investigadores ao território, contribuindo assim para o desenvolvimento económico e social do concelho.

O coordenador da publicação, António Catana, adiantou que este ano se mantêm as mesmas manifestações, com algumas freguesias a aumentarem a frequência das celebrações.

PUB

PUB

PUB

PUB