Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: RVJ apresenta livro "Rogério Fernandes - In Memoriam" dia 14 de março

A editora RVJ - Editores, com sede em Castelo Branco, apresenta, no próximo dia 14 de março, o livro "Rogério Fernandes - In Memoriam".

  • Cultura
  • Publicado: 2015-02-26 16:23
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A editora RVJ - Editores, com sede em Castelo Branco, apresenta, no próximo dia 14 de março, o livro "Rogério Fernandes - In Memoriam".

O livro tem a coordenação de João Ruivo e João Carrega e integra um conjunto de artigos de investigadores portugueses, espanhóis e brasileiros, que privaram de perto com aquele docente português, casos de José Hernandez Diaz (Universidade de Salamanca - Espanha), Florentino Blasquez (Un. Extremadura - Espanha), Albano Estrela (Univ. Lisboa), Margarida Felgueiras (univ. Porto), Guilhermina Lobato Miranda (Univ. Lisboa) ou Manuel Ferreira Patrício (ex-reitor da Univ. Évora), Luís Carlos Villalta (Univ. Federal de Minas Gerais - Brasil), ou Eliane Marta Teixeira Lopes (Univ. Federal do Ouro Preto - Brasil), entre outros.

Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, esta obra vai ser apresentada em Lisboa, no Parque das Nações, no auditório da Futurália, pelas 15:00 horas do dia 14 de março. Esta é mais uma obra de cariz científico lançado pela RVJ - Editores, uma editora que se tem afirmado no panorama nacional e internacional através da edição de obras de diferentes autores portugueses e estrangeiros.

Rogério Fernandes fez parte do segundo Governo Provisório, no pós abril de 1974. Autor de uma vasta obra científica, e também literária, Rogério Fernandes, foi voz fundamental na reflexão sobre os sistemas educativos e a formação de professores, tendo sido uma das principais referências para a construção do pensamento “de arranque” do movimento sindical dos professores

Aquele investigador que faleceu há cerca de cinco anos, que também foi jornalista de primeira água, era professor catedrático jubilado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, era licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da UL e Doutorado em História e Filosofia da Educação. Como docente foi ainda professor visitante nas Universidades de São Paulo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na Universidade Metodista MacKenzie e na Universidade Federal de Minas Gerais.

PUB

PUB

PUB

PUB