Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Fundão: Festival Literário da Gardunha prolonga-se até junho

O Festival Literário da Gardunha, que reúne este fim de semana no Fundão cerca de 20 escritores, vai prolongar-se até junho, mês em que se realizará o encontro entre Eduardo Lourenço e Ricardo Araújo Pereira, anunciou esta 6ª-Feira a organização.

  • Cultura
  • Publicado: 2015-05-22 14:45
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Festival Literário da Gardunha, que reúne este fim de semana no Fundão cerca de 20 escritores, vai prolongar-se até junho, mês em que se realizará o encontro entre Eduardo Lourenço e Ricardo Araújo Pereira, anunciou esta 6ª-Feira a organização.

Inicialmente prevista para dia 24 de maio, aquela iniciativa do Festival foi adiada para o mês de junho "em data a anunciar brevemente".

Segundo a organização, "o adiamento deve-se a razões de ordem familiar, que obrigaram Eduardo Lourenço a ausentar-se do país".

As restantes atividades programadas manter-se-ão numa viagem por "lugares imaginários" - tema do festival - que contará com as presenças de escritores de diferentes gerações como Inês Pedrosa, Nuno Júdice, Almeida Faria, Ferreira Fernandes, João de Melo ou Susana Moreira Marques, Tânia Ganho e Raquel Ochoa, entre outros.

Para hoje, às 18:30 no Casino Fundanense, está programada a apresentação do romance de Inês Pedrosa, "Desamparo", com apresentação de Margarida Gil dos Reis.

No sábado, prossegue com uma sessão de abertura, no auditório d'A Moagem, às 10:00, seguida de uma mesa que reunirá os escritores Tatiana Salem Levy, Inês Pedrosa e Nuno Júdice e de outra com Valéria Romão, Raquel Ochoa, Pedro Eiras e Ana Cássia Rebelo.

Às 14:30, a viagem segue para o coração da Gardunha, onde se realizará uma primeira mesa com Susana Moreira Marques, António Valdemar, Ferreira Fernandes e Rui Cardoso Martins e outra com Maria João Fernandes, Gonçalo Salvado, João Morgado e Manuel da Silva Ramos.

Para as 17:30 está agendado um piquenique literário, seguido do lançamento do livro "Viagem a Itália" de José Manuel Castanheira e de Pedro Castanheira.

O dia encerra n'A Moagem com a realização da peça de teatro "Portugal, Meu Remorso", que tem como base textos de Alexandre O'Neill e que será interpretado pelos atores Ana Nave e João Reis.

No domingo, o festival marca presença em Alpedrinha com uma mesa que reunirá João de Melo, João Ricardo Pedro e Manuel João Ramos, seguida de outra entre José Manuel Castanheira, João Tordo, Tânia Ganho e Andrea Zamorano.

O Festival Literário da Gardunha, que incluiu também residências artísticas e um "workshop" sobre a escrita de literatura de viagem realizados ao longo desta semana, realiza-se pelo segundo ano consecutivo, numa organização da Câmara Municipal do Fundão e com produção executiva da A.23 Edições.

PUB

PUB

PUB

PUB