Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Sertã prepara 4ª Maratona de Leitura / 24 horas a ler

A Câmara Municipal da Sertã, através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, está a preparar a 4.ª edição da Maratona de Leitura – 24 horas a ler – que, segundo dados da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, é a maior realizada em Portugal.

  • Cultura
  • Publicado: 2015-05-25 16:26
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A Câmara Municipal da Sertã, através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, está a preparar a 4.ª edição da Maratona de Leitura – 24 horas a ler – que, segundo dados da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, é a maior realizada em Portugal. Terá lugar de 4 para 5 de julho de 2015, entre as 10h00m de cada dia.

Ler em voz alta durante 24 horas ininterruptas é o desafio central da iniciativa, que pretende, acima de tudo, promover e festejar a leitura. O ato de ler na Maratona de Leitura deve acontecer numa atitude de entretenimento e de colaboração para o cumprimento do objetivo principal da atividade. No entanto, pretende ser uma oportunidade de partilha de gostos, de interesses, de opiniões, uma ocasião para divulgar escritores e obras literárias e uma atividade de incentivo à escrita e à leitura em voz alta. Promete ser também um local de encontro e de troca de experiências.

A escolha dos textos que são lidos na Maratona de Leitura é livre e não obedece a critérios definidos previamente: um texto em poesia, um excerto de uma obra de ficção, um documentário, textos de humor ou de opinião… Todas as pessoas de todas as idades podem participar presencialmente na Maratona de Leitura no palco que lhe é dedicado na biblioteca, ou a partir de qualquer ponto do país ou do mundo via Skype.

A leitura vai acontecer nas suas mais variadas manifestações, num ambiente agradável e surpreendente: às vezes ao som do piano, outras vezes pela boca das crianças, representada por instituições ou encenada pelo grupo de teatro, a Maratona de Leitura oferece a quem nela participa ou a quem a assiste simplesmente uma experiência única e original.

Alguns locais do concelho onde a natureza é deslumbrante, vão receber escritores em horários improváveis durante as vinte e quatro horas de leitura. Francisco Moita Flores, Valter Hugo Mãe e Mário Zambujal aceitaram participar na Maratona de Leitura e estar com os seus leitores!

Os habitantes da Sertã e quem a visite nesta data vão encontrar em diferentes locais Quiosques de Leitura que convidam a ler: ler humor, ler gastronomia, ler religião, ler poesia, ler e jogar, ler nas árvores,… ler nas cerca de vinte Bibliomóveis do país que aceitaram o desafio de festejar connosco a leitura!

Esta edição da Maratona de Leitura vai ainda homenagear uma personalidade que, nos últimos dez anos, marcou a cultura de Portugal. O designer dinamarquês Niels Fischer, que morreu a 24 de janeiro deste ano, dedicou os últimos anos da sua vida à exposição Hans Christian Andersen, de iniciativa e financiamento particulares. A exposição esteve patente na Sertã em 2009 e, ainda hoje, de vez em quando, alguém a ela se refere com saudade. O Sr. Fischer deixou um gosto maior pela leitura humanizada e incentivou a imaginação e a criação a partir dos contos de Hans Christian Andersen. Como legado, deixou a beleza deste escritor universal, motivando todos a querer fazer mais pela cultura, pela arte e pela humanidade.

De hora a hora será lido um conto de Hans Christian Andersen, a partir da obra que foi publicada no âmbito daquela exposição. A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes será ainda um lugar mais bonito para se visitar, já que estará vestida com as cores e os elementos que compunham a exposição, dos recortes de papel de Andersen e de várias tapeçarias que, por diversos pontos do país, foram elaboradas sob orientação do Sr. Fischer a partir da obra do escritor dinamarquês.

José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, deixa o mote: “A Sertã vai estar em festa através da beleza que é ler, da alegria de nos encontrarmos com os livros e do prazer nas leituras!”

PUB

PUB

PUB

PUB