Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-Nova: Penha Garcia recua à época dos Templários

A aldeia de Penha Garcia vai recuar até ao período medieval nos dias 4, 5 e 6 de agosto, com a realização das Jornadas Etnográficas “Penha Garcia Templária”.

  • Cultura
  • Publicado: 2015-07-29 08:03
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A aldeia de Penha Garcia vai recuar até ao período medieval nos dias 4, 5 e 6 de agosto, com a realização das Jornadas Etnográficas “Penha Garcia Templária”.

De terça a quinta-feira, as ruas do “burgo” vestem-se a rigor para a recriação histórica de personagens, rábulas e estórias de outrora, animação itinerante, artes performativas e espetáculos de música e dança.

Arraial templário, mercado medieval, cortejos, torneios de armas, espetáculos de malabares de fogo, treinos de espada, espetáculos de cetraria, bailias, músicas e danças populares e mouriscas são as atrações de um programa que levará os visitantes à época dos Templários.

Refira-se ainda participação dos Templários da Idanha na animação cultural, a realização de percursos pedestres noturnos e a apresentação de lendas e tradições locais.

Mas há mais: na quarta-feira, o programa televisivo “Verão Total”, da RTP, vai emitir em direto a partir de Penha Garcia. Com música e animação, vai levar a cultura, as tradições e o património do concelho de Idanha-a-Nova a todo Portugal e ao mundo.

Ao longo do certame haverá sempre “comeres e beberes com sabores de antanho” nas tabernas.

A organização do evento é da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e da Junta de Freguesia de Penha Garcia, com a colaboração da Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Penha Garcia.

As Jornadas Etnográficas inserem-se também na estratégia do Projeto Taejo Internacional, dinamizado com o apoio da União Europeia e co-financiado pelo FEDER e POCTEP 2007-2013.

PUB

PUB

PUB

PUB