Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Conservatório Regional encerrou comemorações do 40º Aniversário

O Conservatório Regional de Castelo Branco organizou no passado sábado, o concerto de encerramento das comemorações do 40º Aniversário da instituição.

  • Cultura
  • Publicado: 2015-10-05 07:22
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Conservatório Regional de Castelo Branco organizou no passado sábado, o concerto de encerramento das comemorações do 40º Aniversário da instituição.

O mesmo decorreu no Cine-Teatro Avenida, perante numeroso público, sobretudo pessoas ligadas à instituição: pais, familiares de alunos, professores, antigos alunos, entidades convidadas presenciaram um espectáculo fruto de um estágio de Orquestra Sinfónica, orientado por Rogério Peixinho, ele próprio um antigo aluno do Conservatório, onde concluiu a sua formação superior, na classe de Luísa Vasconcelos.

Ao Conservatório Regional, juntaram-se alguns estudantes da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI), numa colaboração que classificamos de estratégica, no sentido de reforçar os laços com as outras instituições da nossa região com o mesmo objecto de formação e permitindo, simultaneamente, enriquecer as experiências musicais dos nossos alunos. É necessário lembrar que muitas das instituições das cidades vizinhas, têm a sua génese associada a professores formados na nossa escola e que esse capital de memória deve ser animado através da permanente permuta e comunicação.

Também a escolha pelo maestro Rogério Peixinho, do repertório que foi tocado neste concerto é uma procura do que entendemos ser uma das funções de uma escola de ensino vocacional artístico, nos dias de hoje: colocar os alunos e o público em contacto com o repertório secular, ao mesmo tempo que promovemos a audição de composições contemporâneas. A escolha recaiu sobre obras de Ernâni Aguiar, compositor brasileiro, do seu contemporâneo português Eurico Carrapatoso, com A-Ver-o-Mar (pequena sinfonietta marítima) e Edvard Grieg.

No final do concerto, o director pedagógico da instituição, Jorge Pires, dirigiu umas breves palavras aos presentes, tendo sido complementado pelo presidente da Associação Conservatório Regional de Castelo Branco, Fernando Raposo, que enfatizou o papel dos encarregados de educação, dos professores, funcionários, alunos e anteriores direcções, na construção daquele que é um dos maiores activos, a reputação de escola sólida, que concretiza um trabalho de qualidade ao longo de um período de tempo assinalável.

PUB

PUB

PUB

PUB