Covilhã: Teatro das Beiras na Mostra de "Cenas de Novembro" em Serpa

A Companhia de Teatro Baal17 vai promover, entre 06 e 22 de novembro, em Serpa, no Baixo Alentejo, a primeira mostra de teatro "Cenas de Novembro", com espetáculos de seis companhias para os públicos geral e infantil.

  • Cultura
  • Publicado: 2015-10-29 15:44
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Companhia de Teatro Baal17 vai promover, entre 06 e 22 de novembro, em Serpa, no Baixo Alentejo, a primeira mostra de teatro "Cenas de Novembro", com espetáculos de seis companhias para os públicos geral e infantil.

Trata-se de uma "mostra do que se faz de norte a sul" de Portugal, "abrindo também caminho à reflexão e à discussão sobre o teatro de hoje fora dos grandes centros urbanos", explica a Baal17, de Serpa, no distrito de Beja, num comunicado enviado hoje à agência Lusa.

A mostra inclui seis espetáculos, três para o público geral, no Cineteatro Municipal de Serpa, sempre a partir das 21:30 e seguidos de conversas informais com os seus responsáveis artísticos, e três destinados ao público infantil, no Musiberia - Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico, sempre a partir das 16:00.

A mostra começa no dia 06 com o primeiro espetáculo para o público geral, "Sabina", uma comédia satírica da companhia AL Teatro, de Silves, no distrito de Faro, uma adaptação de "Sabina Freire", a única obra teatral de Manuel Teixeira Gomes, o sétimo presidente da Primeira República Portuguesa.

A oferta para o público em geral inclui também os espetáculos "Sonatina", pelo Projeto Ruínas, de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, no dia 13, e "Cicatriz", pelo Trigo Limpo Teatro Acert, de Tondela, no distrito de Viseu, no dia 20.

O espetáculo "Sonatina" é uma adaptação da obra inédita e com o mesmo nome de José Miguel Gervásio e que conta a "história de amor entre duas pessoas marcadas pelo desejo pela normalidade na vida".

"Cicatriz" é um espetáculo de "humor satírico em tempos absurdos" baseado num texto original do dramaturgo galego Carlos Santiago.

A oferta para o público infantil arranca no dia 08 com "Guarda Mundos", um espetáculo da companhia Teatro da Didascália, de Joane, no concelho de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, "construído sobre um objeto muito particular, o guarda-fatos".

"Cavaleiro Procura-se", pelo Teatro das Beiras, da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, no dia 15, uma "homenagem aos saltimbancos, trota mundos e ao seu teatro ambulante", e "Espantalhadas", da companhia Lêndias d'Encantar, de Beja, no dia 22, que conta a história de dois "espantalhos de profissão", Barnabé e Filomena da Conceição, são os outros espetáculos da mostra destinados ao público infantil.

A mostra, promovida no ano em que a Baal17 comemora 15 anos, "continua a aposta" da companhia "no reforço da programação teatral regular", após seis edições do ciclo de programação mensal Novos Palcos, que decorreram entre 2009 e 2014.

PUB

PUB

PUB

PUB