Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Fundão recupera jogo da Péla

O Município do Fundão iapresenta amanhã, às 18.00 horas, no Museu Arqueológico, o projeto “Patrimónios imateriais da Gardunha: O jogo da péla uma tradição perdida”.

  • Cultura
  • Publicado: 2016-05-04 07:32
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Município do Fundão iapresenta amanhã, às 18.00 horas, no Museu Arqueológico, o projeto “Patrimónios imateriais da Gardunha: O jogo da péla uma tradição perdida”.

De origens muito antigas e socialmente diversificadas, a péla foi um jogo praticado durante a Quaresma nos adros e nas estradas das aldeias da Beira Baixa, refere o comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco.

No concelho do Fundão, o registo desta prática lúdica remonta ao século XIX e foi registada nas aldeias do Alcaide e na Póvoa de Atalaia por Jaime Lopes Dias, Mendes Feliz, Ernesto Veiga de Oliveira e Albano de Matos, entre outros.

A conversa aberta contará com as participações dos presidentes das juntas de freguesia do Alcaide, Daniel Cruz, e da União de Freguesias de Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo, Susana Salvado, do professor da Universidade da Beira Interior, Júlio Martins, e de algumas antigas praticantes deste ancestral jogo. A moderação estará a cargo de Pedro Miguel Salvado.

A mesa redonda será completada com a inauguração da mostra que reúne uma leitura fotográfica de Pedro Mendonça: “Atão nõ m’ houvera d’alembrar do jogo da bola”.

Para Alcina Cerdeira, Vereadora da Câmara com o pelouro da Cultura, o projeto comprova a riqueza do património cultural imaterial do Fundão que “está a ser alvo de um levantamento exaustivo com o grande objetivo de as resgatar e lhes garantir um futuro. Há também uma função social que queremos reorientar”.

PUB

PUB

PUB

PUB