Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Cidade Criativa de Idanha celebra Dia Internacional da Música

Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música da UNESCO, celebra o Dia Internacional da Música, 1 de outubro, com várias iniciativas que visam promover a arte e a diversidade musical.

  • Cultura
  • Publicado: 2016-09-30 07:52
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música da UNESCO, celebra o Dia Internacional da Música, 1 de outubro, com várias iniciativas que visam promover a arte e a diversidade musical.

Sob orientação do mestre Alísio Saraiva e com o apoio da Filarmónica Idanhense começa neste dia, pelas 10 horas, no Mercado Municipal de Idanha-a-Nova, o Curso de Construção de Viola Beiroa. Respeitando o modelo que era tocado por Manuel Moreira, de Penha Garcia, um dos mais influentes tocadores desta viola, este curso realizar-se-á todos os fins de semana, neste espaço municipal, ao longo de 4 meses.

Pelas 18 horas, o Centro Cultural Raiano recebe o concerto "A Música Popular Tradicional em São Miguel de Acha", pelo grupo Coral Stella Vitae, de Lisboa, e pelo Grupo de cantares da ADEPAC de São Miguel de Acha. O evento pretende celebrar a tradição musical de São Miguel de Acha, num registo que cruza o erudito com o popular e combina novas abordagens entre as componentes coral e instrumental.

Ainda no CCR, na mesma ocasião, é inaugurada a exposição 'Eu hei-de cantar bem alto - 70 anos de música em São Miguel d’Acha”. Com curadoria de Mariana Salgueiro, esta exposição conta-nos a história da música que por aqui “(…) acompanhava a monda, o lavar da roupa e a ida para o trabalho, fazia a festa, acalmava os medos ou era uma forma de louvar e expressar crenças religiosas.”.

Com um programa inteiramente dedicado a compositores do barroco português, a Orquestra Barroca apresenta-se neste dia, na Igreja de San Andrés, pelas 21h00, (20h00 hora portuguesa), em Zarza La Mayor, Espanha. Solos do Barroco Português decorre de mais uma residência artística, realizada entre 29 de setembro e 1 de outubro, pelo Concerto Ibérico – Orquestra Barroca, em Salvaterra do Extremo, com o apoio de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música.

 

 

PUB

PUB

PUB

PUB