O Comando Distrital de Castelo Branco da Polícia de Segurança Pública encontrou no final da manhã desta 3ª-feira um engenho explosivo na zona do Castelo.
O Comando Distrital de Castelo Branco da Polícia de Segurança Pública encontrou no final da manhã desta 3ª-feira um engenho explosivo na zona do Castelo.
De imediato foi acionada a Equipa de Inativação de Engenhos Explosivos e Segurança e Subsolo (EIEExSS) da Unidade Especial de Polícia, sedeada em Castelo Branco, a qual constatou que o engenho já havia sido removido um local diferente daquele em fora encontrado. Depois de adotadas as medidas de segurança adequadas à situação e fazendo uso de meios de proteção próprios para estas situações, os elementos da EIEExSS removeram o engenho do local e procederam à sua inativação em condições de segurança.
Da análise ao engenho constatou-se que se tratava de um engenho pirotécnico de dimensões apreciáveis e potencialmente de elevada perigosidade, tendo havido risco de vida significativo aquando da sua remoção do local onde foi encontrado.
A Polícia de Segurança Pública alerta para o grave perigo que constitui o manuseamento de substâncias e engenhos explosivos ou pirotécnicos por pessoas tecnicamente não habilitadas para o efeito. Os produtos e substâncias explosivas são altamente perigosos, tornando-se extremamente instáveis e potencialmente mais perigosos com o passar do tempo ou quando sujeitos a condições inadequadas de armazenamento, designadamente variações significativas de temperatura, exposição a humidade ou substâncias salinas e ou corrosivas.
Para prevenir os acidentes resultantes do manuseamento deste tipo de dispositivos ou substâncias, aPolícia de Segurança Pública recomenda ainda o seguinte:
- Sempre que alguém encontre um engenho, dispositivo ou substância explosiva, pirotécnica ou
altamente inflamável deverá afastar-se imediatamente do local, alertando outras pessoas para se
afastarem igualmente;
- Deve alertar imediatamente a polícia através do número nacional de emergência “112” ou para o
telefone da Esquadra da PSP ou Posto da GNR da área;
- Deverá aguardar pela chegada dos elementos policiais a uma distância segura, preferencialmente fora
da linha de vista do engenho e afastado de matérias ou produtos que possam produzir estilhaços
(janelas com vidros, por ex.);
- Cumprir escrupulosamente as instruções que lhe forem dadas telefónica ou presencialmente pelos
elementos policiais.
A Polícia de Segurança pública reitera que em caso algum deve ser tocado, manuseado ou tentado destruir um engenho, dispositivo ou substância explosiva ou pirotécnica, independentemente do seu estado de conservação.
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet