Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Proença-a-Nova: Investimento superior a 800 mil euros renova Centro Ciência Viva da Floresta

O Centro Ciência Viva da Floresta apresenta-se atualmente como um dos principais polos de atração do Concelho de Proença-a-Nova, tendo já recebido mais de cem mil visitantes desde a sua abertura, em 2007.

  • Região
  • Publicado: 2015-04-17 11:57
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Centro Ciência Viva da Floresta apresenta-se atualmente como um dos principais polos de atração do Concelho de Proença-a-Nova, tendo já recebido mais de cem mil visitantes desde a sua abertura, em 2007.

Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, desde cedo se destacou pela sua dinâmica em organizar atividades para todas as faixas etárias, nas mais diversas áreas do saber, não apenas nas ligadas à Floresta. Nos quase oito anos em que está aberto ao público (que comemora a 21 de julho), o CCVFloresta desenvolveu uma relação simbiótica com a comunidade, até porque as ações que desenvolve têm como objetivo tornar o espaço uma casa comum. “Após o sucesso dos primeiros anos de funcionamento e esgotados os seus conteúdos, o Centro sentiu necessidade de se renovar e aumentar a sua oferta científica. Assim, procurou nos programas comunitários, no Ciência Viva nacional e fundamentalmente no Município de Proença-a-Nova os apoios necessários para concretizar este projeto de renovação”, revela João Manso, diretor do CCVFloresta e vereador da autarquia.

No âmbito do Programa Mais Centro do QREN, recebeu 743 mil euros (15% do qual não comparticipado e investido pelo Município de Proença-a-Nova e Rede Ciência Viva) e no âmbito do PRODER recebeu quase 100 mil euros, montantes que investiu nos últimos anos na renovação dos conteúdos da exposição permanente, no desenvolvimento de atividades complementares para vários públicos e no funcionamento operacional do CCVFloresta, incluindo obras de requalificação do próprio edifício.

 “Rodeados de uma excelente equipa, sabemos que na área de divulgação do conhecimento científico e na florestal existe uma permanente evolução que este Centro pretende acompanhar, procurando novas formas de financiamento, novas parcerias, novos conteúdos e novas valências”, acrescenta João Manso, revelando um dos próximos projetos do CCVFloresta: a organização de uma exposição itinerante denominada «Porque somos como somos? A Evoluir há 4 570 Milhões de Anos», em consórcio com os Centros de Ciência Viva de Estremoz, Alviela e Bragança. O investimento de 150.000 euros provém da rede Ciência Viva.

Para continuar a ser a referência cultural local e regional que hoje é, projetando o concelho de Proença-a-Nova a nível nacional, o Centro Ciência Viva da Floresta vai continuar a dinamizar atividades como Ciência à la Carte, Oficinas temáticas, Cafés de Ciência, Cursos de formação, Conferências, Férias com Ciência, Aniversários com Ciência, Ciência Viva no Verão ou Exposições Temporárias, onde se estimula o conhecimento científico e tecnológico e a partilha de saberes em ambiente informal. “Para tal continuaremos a contar com o apoio dos nossos sócios: o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e o Município de Proença-a-Nova”, conclui João Manso.

PUB

PUB

PUB

PUB