Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: IPCB leciona já no próximo ano letivo Cursos Técnicos Superiores Profissionais

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), vai ter já no próximo ano letivo uma vasta oferta formativa de Curtos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP).

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), vai ter já no próximo ano letivo uma vasta oferta formativa de Curtos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP).

Estes, são cursos superiores, com a duração de dois anos, que têm como objetivo formar técnicos superiores numa área de atividade profissional. Os cursos, compostos por 4 semestres, incluem um estágio, que assegurará a aplicação da formação adquirida às atividades profissionais para que os cursos preparam, esse estágio é assegurado pelo IPCB.

O IPCB tem 28 CTESP em oferta para o próximo anos, em todas as suas escolas excepto na Escola de Saúde.

Carlos Maia, presidente do IPCB, explica que houve a necessidade de fazer um levantamento das necessidades da região, "junto das empresas, ou dos próprios municípios" e após esse levantamento o IPCB teve dois critérios na elaboração da oferta formativa

"Respondendo a essas necessidades da região, fazer o alinhamento com os cursos de nível quatro, com a preocupação de dar seguimento para os cursos de nível seis" explica Carlos Maia.

A apresentação dos Cursos, contou com a presença do Secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, que considera este tipo de cursos, uma resposta diferente para quem sai do ensino profissional e quer continuar a estudar, mas que não se revê no ensino Superior existente.

"Este é um caminho de ensino superior que está a ser feito para dar resposta à ambição dos estudantes que terminam o ensino superior em Portugal, que hoje são à volta de 25 mil, e estes são números que tendem a aumentar".

O secretário de Estado destacou o facto de todos os cursos incluírem estágio em empresas da região, e considera que "o estágio, é o primeiro passo para conseguir o emprego".

PUB

PUB

PUB

PUB