Castelo Branco: Começa esta sexta-feira "Sabores de Perdição"

Começa esta sexta-feira a feira "Sabores de Perdição", que este ano apresenta um programa cheio de novidades.

  • Região
  • Publicado: 2015-06-19 10:12
  • Autor: Cristina Valente

Começa esta sexta-feira a feira "Sabores de Perdição", que este ano apresenta um programa cheio de novidades.

O certame que decorre até domingo, no centro da cidade, integra-se na aposta da autarquia albicastrense no sector Agro-alimentar.

"Este certame tem todas as condições para ser um grande sucesso em todas as vertentes" afirma Luís Correia, autarca albicastrense.

"Este certame vai ao encontro daquela que é a nossa aposta no agro-alimentar, e julgo que assim o concelho fica cada vez mais associado a esta forte aposta que está a fazer no sector agro-alimentar" acrescenta.

O certame é este ano composto por 3 tendas e ocupará outros espaços, como  o Cybercentro.

Na tenda principal "Roda dos Alimentos" estarão os expositores regionais, organizados segundo a roda dos alimentos, onde estarão 75 expositores.

Numa segunda tenda, estarão os 48 stands de artesanato.

Entretanto na Praça 25 de Abril, em frente à biblioteca, ficará uma terceira tenda com a Zona Kidsfood, onde os mais pequenos são convidados a fazer produtos ligados ao agro-alimentar.

"É um espaço onde as crianças podem ter contacto com os sentidos, ver, cheirar e provar, de vários produtos, como o mel, queijos, frutas e compotas e também as infusões" explica Luís Correia.

Este ano a autarquia criou um espaço intitulado +Negócio, onde os empresários podem trocar experiências e fazer negócio entre si, o espaço funcionará no Cybercentro, no dia 20, das 10 às 18 horas.

Para a tenda principal estão programadas algumas conferências, no dia 19 às 14:30 a conferencia "Mitos na Alimentação" da responsabilidade da ASAE, e ainda no dia 19 às 17 horas a conferencia "O caminho da inovação: da motivação ao sucesso" da responsabilidade do CATAA/InovCluster.

No dia 20 tem lugar mais uma conferencia às 16:30 sobre a valorização dos produtos tradicionais, da responsabilidade da QUALIFICA.

Na tenda principal , haverá durante os três dias de certame uma exposição de produtos inovadores, onde os visitantes terão também oportunidade de os provar, "o objetivo é incentivar os nossos produtores, no sentido da inovação dos nossos produtos" afirma Luís Correia.

A APTECE (Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia) vai estar também presente no certame, com uma viatura junto à entrada da tenda principal, onde estarão a ser confecionados alguns pratos com produtos da região.

Musicalmente, o certame vai contar com dois espetáculos, no dia 19 sobem ao palco os albicastrenses Sintonizados, e dia 20 Pedro Abrunhosa.

 

 

Concurso recupera pratos esquecidos

 

Outra das novidades do certame é ao concurso "Sabores quase esquecidos", podem concorrer todos os interessados, quer em nome individual, quem em representação de restaurante ou associação.

Este concurso, que vai decorrer em colaboração com a QUALIFICA, pretende fazer "renascer da memórias" sabores que se foram perdendo no tempo.

O concurso vai decorrer amanhã, dia 20, os interessados devem fazer a sua inscrição na Câmara Municipal de Castelo Branco, e terão que entregar o seu prato até às 14:30 no dia do concurso.

Os pratos serão depois avaliados por um júri, que escolherá o prato vencedor.

 

Fotos : Daniela Cristovão

PUB

PUB

PUB

PUB