Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco com "Rota Eco-Escolas"

A “Rota Eco-Escolas” é mais uma das atividades coordenadas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e pelo Programa Eco-Escolas. dos de educação e municípios.

  • Educação
  • Publicado: 2016-01-12 07:19
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A “Rota Eco-Escolas” é mais uma das atividades coordenadas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e pelo Programa Eco-Escolas. Trata-se de um evento que se integra no tema da mobilidade sustentável e que pretende sensibilizar a Comunidade Escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva, através do envolvimento das crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e municípios. Pretende-se, desta forma, o envolvimento da comunidade local na identificação de problemas e apresentação de propostas de solução, pôr em contacto as Eco-Escolas do mesmo concelho, envolver os municípios na articulação da rede Eco-Escolas do seu concelho, divulgar o trabalho das Eco-Escolas e dos municípios na rede internacional e concretizar os “Global Action Days”.

Uma vez que se celebram, no ano de 2016, os 20 de anos de existência deste projeto (iniciado em 1996), a “Rota Eco-Escolas” tomou a designação de “Rota dos 20”. Esta iniciativa teve lugar simultaneamente em 20 regiões do nosso país (18 distritos do continente e as 2 regiões autónomas) e iniciou-se nalguns concelhos a 22 de abril de 2015, naquele que é designado o “Earth Day/ World Day of Actions Eco-Schools”. Pretende-se que os testemunhos passem em todas as escolas, prevendo-se que o percurso esteja concluído no próximo “World Day of Action”, em 2016.

Ao longo do percurso da “Rota Eco-Escolas”, vários materiais, designados por “testemunhos”, têm de ser trabalhados por cada escola e município, devendo, no final dessa intervenção, ser transmitidos ao município seguinte, e assim sucessivamente. Estes testemunhos têm como funções motivar sugestões, registar opiniões e simbolizar compromissos em duas áreas fundamentais: a mobilidade segura e sustentável e o programa Eco-Escolas em Portugal. Consistem num pergaminho, a ser preenchido por cada uma das Escolas do concelho com pelo menos uma sugestão concreta para a melhoria da mobilidade em torno da Escola e um compromisso assumido pela mesma; a bandeira “Eco-Escolas Rota dos 20”, que deve ser assinada por todos os intervenientes, incluindo o município; o “Livro das Escolas”, no qual cada instituição participante deve escrever as mensagens que considere pertinentes sobre o que é ser uma Eco-Escola; e o “Livro dos Municípios”, destinado a recolher ideias, sugestões e mensagens que cada município considere importante.

Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, no concelho de Castelo Branco, a Escola Básica Afonso de Paiva foi convidada para organizar a transferência dos testemunhos pelas quatro Escolas participantes. Para o efeito, estabeleceu-se um cronograma e deu-se início ao preenchimento e à passagem dos testemunhos segundo a seguinte ordem:

§ Chegada dos testemunhos à Escola Básica e Secundária de Alcains, provenientes do município de Idanha-a-Nova (7 de dezembro);

§ Passagem dos testemunhos à Escola Básica Cidade de Castelo Branco (10 de dezembro);

§ Transferência dos testemunhos para a Escola Básica António Sena Faria de Vasconcelos (14 de dezembro);

§ Receção dos testemunhos pela Escola Básica Afonso de Paiva (5 de janeiro).

Foi também na Escola Básica Afonso de Paiva que foram recebidos os responsáveis do Município, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, e Maria Otília Caetano, que assinaram a bandeira da “Rota das Eco-Escolas”, durante uma cerimónia informal mas cheia de significado, em que foram reforçados o empenho da Câmara Municipal na criação de uma mobilidade sustentável no concelho, nomeadamente na zona envolvente da Escola, e a parceria estabelecida, já há alguns anos, com o Agrupamento.

Na passada 5ª-feira, dia 7, os alunos inscritos no programa Eco-Escolas e três professores da EB Afonso de Paiva deslocaram-se de comboio ao Município de Vila Velha de Ródão (uma vez que, segundo as orientações da ABAE e do Programa Eco-Escolas, os testemunhos deveriam ser transportados da forma mais sustentável possível entre as Escolas), onde fizeram a entrega da bandeira e dos livros que a acompanhavam. Numa calorosa receção que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal, foram formalmente entregues os referidos testemunhos ao Vice-Presidente da autarquia e ao Diretor do Agrupamento de Escolas. Estava assim terminada a passagem da “Rota dos 20” pelo concelho de Castelo Branco.

PUB

PUB

PUB

PUB