Fundão: Marcelo e Costa em debate “Futuro do Idoso” em Junho

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai promover o XII Congresso Nacional das Misericórdias, entre os próximos dias 2 e 4 de Junho no Fundão, a decorrer no Pavilhão Multiusos do Fundão.

  • Região
  • Publicado: 2016-05-25 14:59
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai promover o XII Congresso Nacional das Misericórdias, entre os próximos dias 2 e 4 de Junho no Fundão, a decorrer no Pavilhão Multiusos do Fundão.

Dedicado ao tema “Misericórdias: marca de solidariedade”, este encontro vai contar com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, na sessão de abertura, refere o comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco.

A sessão de encerramento será presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e contará com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Durante este encontro, estarão também presentes o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques; a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino; a Secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim; o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado; e o Presidente honorário da UMP, Vitor Melícias, que irá evocar os 40 anos da UMP dedicados à intervenção social.

No ano em que se assinala o Jubileu da Misericórdia, o XII Congresso Nacional da UMP tem como tema central o idoso em Portugal, centrando-se nos principais desafios que enfrenta perante o atual contexto socioeconómico.

Como vão ser os próximos 25 anos? O que vai significar “ser velho”? Quais as principais fragilidades do processo individual de envelhecimento? Como integrar melhor as respostas sociais de todas as áreas, da saúde à segurança social? Estas são algumas das abordagens que as Misericórdias pretendem refletir com base na sua experiência nesta área, que tem permitido a sustentabilidade das instituições, em nome dos valores e da dignidade e cidadania das pessoas.

 

PUB

PUB

PUB

PUB