Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Centro Social Padres Redentoristas e Marçal Grilo homenageados na Gala da Junta de Freguesia

Marçal Grilo e o Centro Social Padres Redentoristas foram homenageados com Medalha de Ouro da Freguesia na II Gala da Freguesia de Castelo Branco. As homenagens foram propostas pelo executivo em Assembleia de Freguesia, e aprovadas por maioria.

  • Região
  • Publicado: 2016-07-26 07:25
  • Autor: Patrícia Calado

Marçal Grilo e o Centro Social Padres Redentoristas foram homenageados com Medalha de Ouro da Freguesia na II Gala da Freguesia de Castelo Branco. As homenagens foram propostas pelo executivo em Assembleia de Freguesia, e aprovadas por maioria.

“O Centro Social Padres Redentoristas é uma instituição de grande referência, onde milhares de crianças abriram caminhos, e educam homens e mulheres do futuro. É um exemplo que merece a nossa estima e reconhecimento”, justificou o presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Jorge Neves.

Quanto à distinção do ex-Ministro da Educação, Eduardo Marçal Grilo, o autarca adjetivo esta personalidade como “um albicastrense que tem colaborado na construção do país e do mundo”.

“Autor de diversos livros e publicações, tem mantido sempre uma ligação à cidade que o viu nascer. Castelo Branco está-lhe na alma. É justa esta modesta homenagem”, acrescentou.

Padre Sanches, diretor do Centro Social Padres Redentoristas, referiu que esta homenagem “serve de incentivo para continuar a trabalhar”. Num discurso nostálgico em que contou a história desta instituição, Padre Sanches recordou que no dia 15 de janeiro de 1979, este centro tinha 12 crianças e, no final do ano letivo do mesmo ano, já tinha 72 crianças.

“Fazia falta em Castelo Branco uma escola que acolhesse as crianças durante o dia. Metemos mãos à obra e iniciámos o ano letivo com 120 crianças. As instalações eram pequenas e resolvemos fazer obras, aumentámos o número de crianças e valências”, avançou.

Atualmente, o Centro Social Padres Redentoristas tem mais de 500 crianças, sendo esta “a maior instituição do distrito”.

À semelhança do Padre Sanches, Marçal Grilo também não escondeu a satisfação ao receber a Medalha de Ouro da Freguesia.

“Uma grande distinção que me toca porque esta é a minha terra e de grande parte da minha família. Castelo Branco sempre foi uma cidade muito querida, todos os pretextos são bons para cá vir, é o meu porto de refúgio, a minha raiz, a minha base”, discursou.

O ex-Ministro da Educação não poupou elogios à cidade albicastrense que adjetivou Castelo Branco como uma “cidade com dinâmica cultural intensa, perto de tudo, com qualidade de vida”.

“Esta cidade constitui uma das peças da rede que consegue segurar pessoas no Interior”, adiantou.

PUB

PUB

PUB

PUB